Clube da Camper

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    CJ-5 Recruta Zero: Camper e Cia do Mês 01 de 2012!

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    CJ-5 Recruta Zero: Camper e Cia do Mês 01 de 2012!

    Mensagem  rodrigocbt em Sex Dez 30, 2011 5:49 pm

    Que me desculpem as Campers... mas preciso de um espaço no clube pra mostrar e falar em detalhes dele, O Recruta Zero...

    Não foi 1 nem 2 Campers que ele já ajudou e até de quem já recebeu ajuda!!

    Pra quem participa ou vê vídeos e fotos da turma de SP já se deparou com essa figura! Graças a ele, fui pro mundo do 4x4 e depois cheguei na Camper e ao clube.. então, nesse ano de comemoração de seus 40 anos estreamos a seção desvendando a história do legítimo Jeep do Clube da Camper!!!

    Lá no fim dos anos 90 decidimos que teríamos um Jipe pra ser construído todo por nós mesmo e pra isso procuramos e compramos uma boa base, um Ford CJ-5 1972, com motor BF usando 3 tuchos, fumando tudo e mais um pouco, com a carroceria feita por um artista plástico (de tanta massa) e pintada com spray verde, e tração 4x2...

    O primeiro passo foi providenciar um cardã (comprado direto do exército de um meca de lá..)

    Depois pneuzão pra época 7.50 x 16 Fate O os ARGENTINOS! E junto as rodas mangels direcionais.

    A t-case e o eixo dianteiro estavam razoáveis, e da forma que estava já começamos o mal uso, bora pras trilhas!!

    Época de ouro da Jipenet... trilhas quse lights, 10 jipes no Percy com apenas 1 guincho... off road a lenha...





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    Etapa 2

    Mensagem  rodrigocbt em Sex Dez 30, 2011 5:54 pm


    Após algumas trilhas pra tirar o gosto era hora de aposentar o BF....

    Procura aqui e ali e achamos um powertrain de maverick 4cc... apesar de poucas informações na época, fizemos as mudanças necessárias no câmbio e virou um câmbio de jeep 4 marchas acoplado ao famigerado OHC..

    No motor, por preciosismo, foi feito retífica completa, tudo novo, marca boa, gasto absurdo e novamente de volta as trilhas!

    Passado alguns meses um alto investimento: Guincho Work 12.000! Foi uma extravagância...

    e dá-lhe trilha, na primeira pra testar o guincho, Pinheirinho sozinho! Adivinha? Guincho travado, jeep dentro do atoleiro e atoleiro dentro do OHC, adeus motor zero km! Após o resgate depois de umas 8 horas esperando, voltamos pela primeira e até agora única vez na história do Recruta de guincho!



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    + Retífica

    Mensagem  rodrigocbt em Sex Dez 30, 2011 5:56 pm


    Nova chance ao OHC, nova retífica completa, mais algumas trilhas inteiro e eis que marcamos um Percy noturno com a turma da Jipenet...

    Aí foi demais... desci a piramba acelerando pensando em passar pelo buraco no embalo.... entrei no atoleiro e saí sem motor.. denovo... casquilhos gritando... trabalho até o amanhecer do dia pra tirar o jipe de lá, e com mto esforço voltamos rodando até osasco e acabando de derreter o ohc..





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    Acabou o preciosismo

    Mensagem  rodrigocbt em Sex Dez 30, 2011 5:58 pm


    A essa altura, acabou a vontade de manter o jeep quase original , com tudo ford....

    Fomos praa receita clássica: flange na caixa seca pro câmbio 4 ford e motor opala 4 cilindros de 500 conto, sem retífica instaldo pra ver no que que dava...

    E deu samba! Esse conjunto aguentou anos, mtas trilhas e mta alegria!



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    Próximo Up

    Mensagem  rodrigocbt em Sex Dez 30, 2011 6:02 pm


    Mtas trilhas depois, a caixa de direção mecânica do opala foi substituida por uma hidráulica pra ajudar a salvar a coluna do Seu Jair q tava com coleção de hérnias de disco.

    Pouco depois tbm os Fate estavam no fim, e consegui comprar uns 265/75 16 Goianos da BOTTA

    A caixa de controle do guincho foi pra dentro do cofre pra não atrapalhar mais a refrigeração tbm... aos poucos os pqnos caprichos iam deixando o velhinho cada dia melhor..



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    + 1 motor

    Mensagem  rodrigocbt em Sex Dez 30, 2011 6:04 pm



    Ano de 2007, mtas trilhas e km depois da instalação, eis que numa trilha do Capo com a turma do Clube da Camper enfio o Jeep numa poça pqna, sem avaliar antes e a água entra na embreagem e pelo retentor e fico quase que sem jipe pra voltar pra casa...

    Dessa experiência surgiria anos depois a solução da embreagem selada que ainda vou mostrar aqui...

    Voltamos rodando, jogamos o motor fora e compramos outro de 500 tão, usado e colocamos pra rodar e funciona até hj..



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    Banho de Loja

    Mensagem  rodrigocbt em Sex Dez 30, 2011 6:05 pm



    Muitas trilhas depois e em 2008 aquela mesma carroceria desgraçada que compramos estava imprestável... compramos outra de lata, de um jeep 83 e aos poucos foi feita a lanternagem dela.... daí chegou a hora do lata velha passar por aki...

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    Chassi

    Mensagem  rodrigocbt em Sex Dez 30, 2011 6:08 pm

    Com tudo desmontado foi hora de tirar todas as cracas de soldas, medir a posição dos novos suportes de suspensão traseira, reforçar o lado de cima com uma cinta e pintar com tinta anti ferrugem.

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    Suspensão Blazer

    Mensagem  rodrigocbt em Sex Dez 30, 2011 6:10 pm


    Até então tínhamos na suspensão o esquema original mexidinho, um feixe original onde pra amenizar a dureza e manter a altura (já que qdo compramos o feixe estava arriado) usávamos o kit Fess, uma mola espiral no meio do feixe com número de lâminas reduzido (na traseira menos 4 e na frente menos 2).

    Após alguns relatos de uso e com o feixe de molas da Blazer em mãos, vimos que dava pra testar seu uso, pois é um feixe com poucas lâminas, bastante largas e comprimento total maior, o que em teoria, melhoraria o conforto.

    A instalação desse feixe no chassi do Jeep foi pouco traumático, já que apenas o suporte dianteiro teve de ser construído e fixado ao chassi.

    Na parte de trás do feixe, foi usado o próprio jumelo da Blazer com buchas em PU.

    Após concluído a instalação, podemos notar que os jumelos traseiro ficam ligeiramente inclinados, favorecendo seu trabalho e ajudando na maciez

    Já nas ruas e com o jipe pronto, posso dizer que melhorou uns 80%, o jipe ficou muito mais macio sem perder estabilidades em curvas. Na trilha aguentou bem também, com essa configuração já pegamos umas boas erosões e até agora só alegria...

    Pra frente, não achamos ainda uma boa opção a altura, por enquanto apenas trocamos o feixe por um novo e tiramos o fess....



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    Painel

    Mensagem  rodrigocbt em Sex Dez 30, 2011 6:13 pm

    Uma das histórias desse jeep foi o painel...

    Quando compramos tinha o famoso instrumento redondo, porém, nada funcionava...

    Arrumei um usado teoricamente funcionando, direto do quartel... funcionou, andou uns meses, parou..

    Comprei outro, mesma história...

    Daí entra e sai de desmanche encontramos um painel de F-100... idéias... mesmo câmbio do jeep, mesma bóia, mesmo motor... fizemos uma caixa em chapa, montamos os 3 instrumentos nela, um acrílico na frente com uma máscara adesivada, luzes espias e até o nome Jeep no meio... e assim andamos com um painel exclusivo por anos....

    Na direção, quando montamos a cx de opala mecânica, arrumamos um conjunto de corsa doando o volante, setas e caixa plástica que recobre alavancas... pra dar acabamento, usamos um corvim e chapas metálicas pra ficar igual a original...

    Após mtos anos de uso, já quase na hora da reforma um dia tive a idéia de girico... colocamos a alavanca de controle de limpador de parabrisas do corsa e ligamos o acionamento do guincho... qdo puxada a alavanca pra trás, o cabo enrola, qdo acionada pra frente, o cabo desenrola, exatamente onde aciona esguicho de água traseiro e dianteiro... isso tudo passando por uma chave geral pra não acionar o guincho sem querer no on road....

    Agora, pós reforma, trocamos os instrumentos todos.. colocamos os tal willtec, bonitos mas ordinários... a parte boa é q usamos um velocimetro engesa (abandonado aki na oficina) e a instalação toda em uma chapa inclinada o que facilita a leitura.. porém, sinto saudades do meu rpm antigo (herdado de um passat) e pendurado na coluna do volante.. e tbm da precisão dos instrumentos ford....

    O acionamento do guincho foi efetivado na alavanca do esguicho, só colocado ao contrário, pois qdo acionava pra enrolar puxando e ia virar o volante pra ajudar na tração, o raio do volante pegava na alavanca.... ainda, o botão que habilita o funcionamento dessa alavanca, agora tem iluminação própria pra indicar que está ativado, na foto do novo painel é o botão no canto inferior direito..




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    Cor e detalhes

    Mensagem  rodrigocbt em Sex Dez 30, 2011 6:17 pm

    Qdo compramos o Recruta ele tinha sido recém pintado de verde jaiba, padrão VW, e mantivemos assim por todo esse tempo sempre com retoques...

    Na reforma, ficamos meses indecisos em qual cor usar.. pensamos no fosco, mas tivemos medo dos retoques, eu queria um verde bem forte, não foi aprovado, enfim, pra decidir fomos pintando várias peças da antiga carroceria até achar o tom ideal.... nesse processo os caras da casa de tinta inventaram muita coisa, e por fim um verde de catálogo ganhou a votação.. o único problema é q o tal VERDE Atlanda, padrão GM, varia pro azul em quase todas as fotos....

    No restante da carroceria, não mudamos muito, apenas usamos os paralamas da Fiber 4x4, pra evitar as constantes amassadas de paralama q aconteciam nas trilhas, e atrás usamos lanternas da F-1000 tunning, q caíram muito bem...



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    A Embreagem

    Mensagem  rodrigocbt em Sex Dez 30, 2011 6:20 pm



    Durante todos esses anos que fizemos trilhas de Jeep, convivemos com um problema crítico, e quem já enfrentou uma trilha com muito barro também vai se lembrar da cena:

    Você entra em marcha no atoleiro, mete o pé até um ponto que o jipe pára, daí pisa na embreagem coloca ré, mexe um pouco, pisa denovo na embreagem e quando solta pra ir pra frente nada..... vc bomba a embreagem e nada..... fim da brincadeira... a embreagem já era...

    A solução é simplesmente impedir que a lama entre na caixa SECA.

    Agora, por onde entra a lama? Por cima a caixa SECA é uma peça única, por baixo, há uma proteção que pode ser vedada facilmente com cola de silicone..

    O maior problema é o garfo que aciona o rolamento da embreagem. Esse garfo precisa de espaço pra trabalhar, e essa janela vira uma porta de entrada pro barro!!!! Ali mesmo com aquela borracha sanfonada não tem jeito, sempra entra barro.. no meu caso agora, entrava..

    A solução: Embreagem 100% vedada. Isso foi possível, colocando um atuador de embreagem hidráulico que empurra o rolamento da embreagem e fica alojado ao redor do eixo piloto do câmbio, esse atuador é usado nas S-10 e Ranger. Assim, só precisam entrar na caixa seca 2 tubos de cobre pra levar o fluido pro atuador, e como o tubo não se mexe fica bem fácil vedar... No nosso caso, fizemos uma chapinha pra fechar a janela por onde passava o garfo e nele os furos pros canos q levam o fluido ao atuador.

    Pra acionar o atuador da embreagem, ao pedal foi ligado um cilindro com reservatório, tudo da Bandeirantes, o mais barato e prático de adaptar..

    Dessa forma, agora temos um pedal macio, pois a embreagem ficou hidráulica, e a caixa seca está sempre SECA, sem barro, por mais que estejamos com lama até os olhos....



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    Detalhes finais da gde reforma

    Mensagem  rodrigocbt em Sex Dez 30, 2011 6:40 pm


    Após toda a papagaiada mecânica, tbm fizemos alguns requintes de acabamento..

    Colocamos bancos dianteiros de Camper (Procar) e traseiros de Engesa (cabem como uma luva) tudo em couro e tudo DOADO...

    No motor, tampa de cabeçote, da valvula termostática e mais alguns detalhes cromado, mufla em alumínio pro péssimo 3E q colocamos, e filtro esportivo sob o porta luvas dentro do carro pra não beber água. Escapamento 4x2x1, e mais alguma coisa q já esqueci...

    No lugar daqueles quebraventos ridículos de plástico, o melhor dos plásticos, policarbonato, 100% transparente e quase inquebrável..

    A capota, um toldo by Cabelo e uma capota conversível da Pissoletro...

    E enfim, o jipe ficou pronto pra desfilar por 1 dia... toda a reforma estética foi motivada pelo meu casamento.. afinal, eu não poderia sair da igreja e ir tirar fotos sem ele.... em breve posto algumas das fotos do meu álbum de casamento!!! foi impagável...

    O chato foi ficar ouvindo todo dia alguém diferente vir aqui na oficina e dizer: - Nossa, tá tão bonito, dá dó colocar no barro. Vc não vai mais fazer trilha né???





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    E tudo isso por isso...

    Mensagem  rodrigocbt em Sex Dez 30, 2011 6:42 pm


    Então, aí vão as fotos do Gde dia de gala do Recruta e eu vestidos a caráter!!!

    Foi a última vez q o recruta esteve 100% limpo!!

    Fds seguinte à lua de mel já fizemos a reestréia dele na trilha... foi difícil aguentar entre o fim da reforma e o casamento sem poder sujar... ainda bem q passou..





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    Voltando ao Jeep

    Mensagem  rodrigocbt em Sex Dez 30, 2011 6:46 pm


    Voltamos as trilhas apos o casamento, e num derepente compramos um bloqueio...daí veio o jaque.. já que vai desmontar os semi eixos, pq não acabar com esse monte de troca de lona de freio a cada trilha.... problema: falta de grana, os últimos cents foram no bloqueio...

    Então partimos em busca de soluções menos caras...

    Olhamos o kit da super brake, mas as pinças de kadett continuam muito caras e até as pastilhas tem preço alto, além disso, o sistema de pino onde as 2 partes da pinça se deslocam é um problema no barro... aquilo engripa e a pinça deixa de frear pós trilha tanto quanto os freios a lona (isso é o q vemos nos carros de amigos e clientes...)

    Pesquisamos diversas outras opções e nada de pinças com freio de mão e sistema diferente de pinos..

    Então decidimos partir pra pinças dianteiras com construção tipo a da Kombi onde o pistão fica bem protegido da lama...

    Tbm pesquisamos vários discos, até o de fusca foi cogitado..

    Por fim, um casal seguro e barato, disco de Tracker e pinça de chevette. Com um suporte desenhado e cortado no laser, mais alguns ajustesinhos e pronto! Tava feito o kit!!!

    O bloqueio teve instalação bem simples também, o cabo era curto, mas com apenas 1 telefonema pra Macrotorque ficou tudo resolvido e me mandaram um cabo novo com o dobro do tamanho.. a alavanca foi então pra parede corta fogo, ao lado do pedal da embreagem, ótimo local, aciona numa boa com a mão, e se precisar desaciona até com o pé!!!

    Andando ficou td equilibrado, o freio não ficou travando, nem a válvula de corte precisamos trocar... e na trilha o bloqueio deu show...




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    Injeção

    Mensagem  rodrigocbt em Sex Dez 30, 2011 6:55 pm

    A muito tempo eu queria andar de jipe injetado... não me acertava com carburador nenhum... então finalmente partimos pra um projeto usando TBI de S-10 EFI com 1 bico e módulo programável Pandoo... o resultado foi um Jeep com mais potência e na trilha sem nenhum buraco na aceleração (tipico dos carburados..)



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    Pneus

    Mensagem  rodrigocbt em Sex Dez 30, 2011 6:59 pm

    O último Upgrade foram 4 bolachas novas..

    Apareceram num repente 4 pneus 295/75 R 16 anunciados e lá fomos nós em busca das bolachas...

    Recapados os pneus dão na trena 34,5 pol ...

    Achamos que fosse dar mais trabalho pra colocar....

    tivemos que mexer em um dos lados do parachoques dianteiro pq ele tava amassado de trilha a tempos.. daí já que mexemos de um lado, acertamos o outro e demos uma pintura... na parte de trás não pegou em nada... mesmo fazendo a suspensão trabalhar no limite erguendo apenas 1 das rodas com o jacaré...

    porém, vamos colocar 1 polegada na carroceria pois ficou tudo muito perto...

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    + 1 pol

    Mensagem  rodrigocbt em Sex Dez 30, 2011 7:03 pm

    Enfim, colocamos calços de borracha ( 1pol) sob os calços de pu da carroceria.. e tbm alargadores de 30 mm nas rodas dianteiras (que tinham gde diminuição no esterço) e aí sim tudo ficou no lugar e agora temos a configuração que fechou o ano de trilhas do Clube da Camper!!






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    Re: CJ-5 Recruta Zero: Camper e Cia do Mês 01 de 2012!

    Mensagem  sallespickup01 em Qua Jan 11, 2012 9:18 am

    po Rodrigo, muito legal a saga do Recruta Zero, mais ai veio uma unica duvida, como ficou o freio de mão com as pinças do chevette?

    abs

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    Re: CJ-5 Recruta Zero: Camper e Cia do Mês 01 de 2012!

    Mensagem  nitrorock em Seg Jan 23, 2012 10:22 am

    HAHAHHAA, MUITOOOO BOA A FOTO DA SUA ESPOSA EMPURRANDO O RECRUTA VESTIDA DE NOIVA!!!
    PARABÉNS RODRIGO!!!
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    Re: CJ-5 Recruta Zero: Camper e Cia do Mês 01 de 2012!

    Mensagem  Diretoria em Ter Jan 24, 2012 7:30 pm

    Opa... valeu Sales e Robson!!

    entaum.. freio de mao?? tem não.... kk


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    Re: CJ-5 Recruta Zero: Camper e Cia do Mês 01 de 2012!

    Mensagem  sallespickup01 em Ter Jan 24, 2012 8:07 pm

    tendi, rsrsrs uma pedrinha, do tamanho do pneu que vc leva atraz do jipe é pra isso rsrsrsrsrs
    brincadeiras a parte, e o freio de mão no cardam??, não funciona?
    abs
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    Re: CJ-5 Recruta Zero: Camper e Cia do Mês 01 de 2012!

    Mensagem  Diretoria em Ter Jan 24, 2012 8:45 pm

    funciona... faz parte dos projetos de melhorias... mas ainda não deu tempo... então fica sempre engatado.. heheh


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    Re: CJ-5 Recruta Zero: Camper e Cia do Mês 01 de 2012!

    Mensagem  sallespickup01 em Qua Jan 25, 2012 7:07 am

    na duvida aquela pedrinha que mencionei resolve né?! rsrsrs
    abs
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    Re: CJ-5 Recruta Zero: Camper e Cia do Mês 01 de 2012!

    Mensagem  camp em Ter Fev 18, 2014 3:42 pm

    Caro amigo
    De que carro são os pedais? a tbi é da s-10 2.2 1995? os bicos injetores são de que carro? a embreagem hidraulica é da S-10 2.2?
    abraços

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    Re: CJ-5 Recruta Zero: Camper e Cia do Mês 01 de 2012!

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