A Camper do mês de Março é um carro que a princípio poderia ser considerado pelos menos atentos uma relíquia toda original...
Porém, a despeito do conjunto bem equilibrado e instalado, o motor 6 cilindros, o câmbio 5 marchas e até a cor, não nasceram junto ao carro na ENVEMO. Ela era uma 4 cilindros, 4 marchas, vermelha!!!
Essa Camper hoje roda com GNV e Gasolina, aproveitando muito bem os 2 combustíveis usando um sistema moderno de ignição de 3 bobinas, que faz com que não se perceba diferença de desempenho entre os 2 combustíveis... além disso a imunidade a água nesse carro é total! Graças ao sistema de ignição DIS e ao Snorkell!
Ela é uma Camper 91, originalmente 4 cilindros e 4 marchas, o que dá pra perceber ao se analisar sua grande com poucas aletas:
E o radiador pequeno:
Porém, em mãos de donos anteriores ela já recebeu o upgrade que a própria ENVEMO fazia: Motor GM 4.1 e câmbio Clarck 2205 de 5 marchas , melhorando em muito o desempenho do conjunto.
Ainda em outras mãos, ela recebeu uma bonita pintura grafite metálica e um belo tratamento na fibra que tornou a carroceria lisa e brilhante como um carro zero!
Já com os proprietários atuais, a carroceria foi calçada em 2 polegadas com calços de carroceria da Lojinha do Clube da Camper, permitindo as rodas aro 16 receberem pneus 265/70, praticamente 32 polegadas, que não raspam em nada na carroceria:
Outros upgrades estéticos foram as capas de estribo em alumínio e o snorkell(tbm da lojinha do Site)
Na mecânica o snorkell foi ligado a um filtro de ar de S-10 com motor MWM 2.8 e este ao carburador por meio de uma mufla em INOX:
Além disso, pra ajudar no convívio entre as 6 bocas e o bolso dos donos, um kit GNV com 2 cilindros no portamalas foi instalado:
Porém, o GNV traz consigo aquela lerdeza nas acelerações... com o objetivo de ajudar no funcionamento do motor a gás um novo sistema de ignição, do fornecedor MOTORSPICE, o sistema DIS.
Esse sistema torna o distribuidor um coadjuvante na ignição... rotor, cabos, tampa e bobina convencional ficam sem função..
Nele um sensor capta o sinal de rotação na polia do virabrequim:
E um módulo eletrônico específico manda sinal para as 3 bobinas de Uno centelharem pras velas:
Por esse módulo podemos programar o ponto inicial da ignição e o avanço conforme rotação, isso tanto pra gasolina, quanto pro GNV, sendo que pro GNV o avanço é muito maior, permitindo melhor aproveitamento de combustível com consequente melhor consumo e principalmente desempenho. O resultado no GNV foi fantástico, deixando o motor com resposta muito semelhante a da gasolina.
Esse sistema também está disponível para compra na lojinha! E além do melhor desempenho ele ainda promove imunidade a água! Veja só um exemplo em um vídeo do youtube:
Ainda no quesito impermeabilidade e conforto, além da beleza, o interior foi todo forrado em chapas de alumínio tipo piso de ônibus
[
Outro ítem de luxo no carro é o console central, liso e na cor do carro, parecendo uma peça externa:
Por último, o conforto térmico: Janelas de Correr do Clube da Camper... melhor que o ar condicionado original da Camper (se é que isso é elogio :-)
Os proprietários desse carro hoje são a Angela e o Carlinhos, ativos membros do clube!
Quem quiser saber mais ou comentar é só usar o nosso fórum!!!
Diretoria escreveu:Aqui logo que chegou pra família santista:
E aqui como está hoje:
Nesse meio tempo muita coisa mudou...
Ela é uma Camper 91, originalmente 4 cilindros e 4 marchas, o que dá pra perceber ao se analisar sua grande com poucas aletas:
E o radiador pequeno:
Porém, em mãos de donos anteriores ela já recebeu o upgrade que a própria ENVEMO fazia: Motor GM 4.1 e câmbio Clarck 2205 de 5 marchas , melhorando em muito o desempenho do conjunto.
Ainda em outras mãos, ela recebeu uma bonita pintura grafite metálica e um belo tratamento na fibra que tornou a carroceria lisa e brilhante como um carro zero!
Já com os proprietários atuais, a carroceria foi calçada em 2 polegadas com calços de carroceria da Lojinha do Clube da Camper, permitindo as rodas aro 16 receberem pneus 265/70, praticamente 32 polegadas, que não raspam em nada na carroceria:
Outros upgrades estéticos foram as capas de estribo em alumínio e o snorkell(tbm da lojinha do Site)
Na mecânica o snorkell foi ligado a um filtro de ar de S-10 com motor MWM 2.8 e este ao carburador por meio de uma mufla em INOX:
Além disso, pra ajudar no convívio entre as 6 bocas e o bolso dos donos, um kit GNV com 2 cilindros no portamalas foi instalado:
Porém, o GNV traz consigo aquela lerdeza nas acelerações... com o objetivo de ajudar no funcionamento do motor a gás um novo sistema de ignição, do fornecedor MOTORSPICE, o sistema DIS.
Esse sistema torna o distribuidor um coadjuvante na ignição... rotor, cabos, tampa e bobina convencional ficam sem função..
Nele um sensor capta o sinal de rotação na polia do virabrequim:
E um módulo eletrônico específico manda sinal para as 3 bobinas de Uno centelharem pras velas:
Por esse módulo podemos programar o ponto inicial da ignição e o avanço conforme rotação, isso tanto pra gasolina, quanto pro GNV, sendo que pro GNV o avanço é muito maior, permitindo melhor aproveitamento de combustível com consequente melhor consumo e principalmente desempenho. O resultado no GNV foi fantástico, deixando o motor com resposta muito semelhante a da gasolina.
Esse sistema também está disponível para compra na lojinha! E além do melhor desempenho ele ainda promove imunidade a água! Veja só um exemplo em um vídeo do youtube:
Ainda no quesito impermeabilidade e conforto, além da beleza, o interior foi todo forrado em chapas de alumínio tipo piso de ônibus
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Outro ítem de luxo no carro é o console central, liso e na cor do carro, parecendo uma peça externa:
Por último, o conforto térmico: Janelas de Correr do Clube da Camper... melhor que o ar condicionado original da Camper (se é que isso é elogio :-)
Os proprietários desse carro hoje são a Angela e o Carlinhos, ativos membros do clube!
Quem quiser saber mais ou comentar é só usar o nosso fórum!!!
Pode passar as medidas dos dois cilindros de gnv que instalou?
Qual a autonomia dos mesmos?
Como ficou instalado o estepe? qual é a medida do seu estepe?
Já estava pensando em instalar o DIS por conta da potência do motor ou um variador de avanço, mas este primeiro tem a vantagem de funcionar na agua.....um dia tive um problema por conta da agua em uma trilha passei muito rápido na agua e não sei onde bateu que a camper parou a minha sorte foi ter um mecânico entre os participantes.....e não quero passar por isso , temos que ter confiança no carro.
Carlos e Angela Marciana Qui Mar 10, 2011 11:51 am
Pode passar as medidas dos dois cilindros de gnv que instalou? Á princípio ela possuía um cilindro de 15m³, como ficava com pouco espaço físico, trocamos por dois cilindros de 7,5m³ cada, porém, com o cilindro maior, conseguíamos colocar (encher) até 14,3m³ por que nunca se consegue abastecer 100%, e com os dois individuais, eu só consigo abastecer, no máximo, até 13.6m³. Isso no inverno, por que no verâo só entra, no máximo, até 12,3m³. O gás se expande no calor e se comprime no frio! Fiquei com mais espaço físico, porém, com um pouco menos de autonomia.
Qual a autonomia dos mesmos? Na cidade, eu consigo fazer de 5 à 6 km /m³ (60 à 70 km rodados), já na estrada 10 à 11km/m³ (120 à 140 km rodados)
Como ficou instalado o estepe? qual é a medida do seu estepe? Ficou instalado no porta-malas na lateral mesmo (lado do motorista), quanto à medida, colocamos, recentemente, um jogo (TOYO OPEN/COUNTRY A/T 265/75R16) e o estepe, acabamos não trocando e ficou o anterior que é um pouco menor (PIRELLI SCORPION S/T -215/80R/16).