Clube da Camper

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    Caixa de Transferência para Camper

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    Diretoria
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    Caixa de Transferência para Camper

    Mensagem  Diretoria em Qua Abr 27, 2011 8:50 am

    Amigos, essa é uma pergunta recorrente que recebemos no email do clube....

    Então nada mais justo do que colocar aqui:

    A história em geral é assim:

    " Estou tentando transformar uma camper 4x2 em 4x4, já tenho o eixo dianteiro e procuro por uma reduzida. Serve a de jeep willys ou me recomendam outra..

    Será que alguém fabrica a flange para adaptar esta reduzida de willys???

    Quais outras opções ?? "



    A resposta acaba por ser pessoal...

    Não vimos muitas adaptações dessas que duraram muito tempo... a reduzida de willys costuma não aguentar o uso em uma Camper que roda com boa velocidade cruzeiro, além de no off road pesar muito mais que um jeep....

    Em termos de adaptação é simples, pois a DeepTec fabrica a flange...


    Outras opções bastante comuns são os conjuntos da bandeirantes e os de hilux, tanto câmbio e transferência, quanto só a transferência....

    Fica aberto o papo pros relatos e experiências da turma....




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    walter.

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    Re: Caixa de Transferência para Camper

    Mensagem  walter. em Sex Abr 29, 2011 7:47 am

    A minha está adaptada com caixa de transf da Toyota Band no cambio original 240V no motor 4.1 gasolina.
    Ainda está em fase de testes, mais dá para tirar as seguintes conclusões:

    Vantagens:
    1- Dupla reduzida: A primeira do câmbio somada à reduzida da tcase fica com a força de um trator. Bom para manter o controle em descidas escorregadias e poupa o conjunto nas subidas.
    2- Robustez: É uma das caixas mais parrudas entre os 4x4 nacionais.
    3- Existe kit pronto para a adaptação (fabricado pela ENFER).
    4- Possibilidade de adquirir uma caixa “zero km” por um preço razoável (2900 dinheiros). A “Trilha & Tração” monta essa tcase com peças novas, sendo que algumas são originais Toyota e outras de fabricação paralela (carcaça feita pela Cardiesel).
    5- Saída do cardam dianteiro pelo lado direito, possibilitando usar o eixo original da Camper.
    6- Possibilidade de colocar o freio-de-mão no cardam (na minha não deu, porque a travessa foi colocada bem no local onde iria a panela central de Band, mas acho que dá pra melhorar esta adaptação).

    Desvantagens:
    1- Adaptação cara: O kit Enfer custa mais de 1000 dinheiros.
    2- A engrenagem que vai na ponta do eixo que sai do cambio tem que ser soldada na luva que vem no kit (troca-se o miolo da engrenagem de Band para servir no eixo 240V). Essa solda é o ponto crítico da adaptação. Tão crítico que a Rota4x4 manda a engrenagem para soldar no Rio Grande do Sul, (na fábrica da Enfer). Li relatos de engeseiros do nordeste que tiveram quebra dessa solda, feita em oficinas locais.
    3- Não cabe no túnel da carroceria da Camper. Ou faz lift de 13 cm, ou trabalha-se a fibra para caber. Na minha foi feito o lift e mesmo assim a parte mais baixa da caixa ficou 8 cm abaixo da linha do chassi. Vou ter que mexer na fibra para poder elevar o trem de força em relação ao chassi.

    Na minha opinião, as melhores opções para ter reduzida na Camper são as tcase de Band e de Hilux. Inicialmente eu ia utilizar esta útima, mas quando descobri que poderia comprar a da Band zero, mudei de idéia. Se a idéia for apenas passar de 4x2 p/ 4x4, sem intenção de fazer trilhas pesadas, é mais fácil e barato usar uma tcase de Camper (a mesma do Engesa fase 2), o problema é encontrar uma usada em bom estado, porque normalmente quem a retira é porque faz trilhas pesadas e está colocando reduzida.
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    Re: Caixa de Transferência para Camper

    Mensagem  Guilherme kyrillos em Sex Maio 13, 2011 12:31 pm

    walter. escreveu:A minha está adaptada com caixa de transf da Toyota Band no cambio original 240V no motor 4.1 gasolina.
    Ainda está em fase de testes, mais dá para tirar as seguintes conclusões:

    Vantagens:
    1- Dupla reduzida: A primeira do câmbio somada à reduzida da tcase fica com a força de um trator. Bom para manter o controle em descidas escorregadias e poupa o conjunto nas subidas.
    2- Robustez: É uma das caixas mais parrudas entre os 4x4 nacionais.
    3- Existe kit pronto para a adaptação (fabricado pela ENFER).
    4- Possibilidade de adquirir uma caixa “zero km” por um preço razoável (2900 dinheiros). A “Trilha & Tração” monta essa tcase com peças novas, sendo que algumas são originais Toyota e outras de fabricação paralela (carcaça feita pela Cardiesel).
    5- Saída do cardam dianteiro pelo lado direito, possibilitando usar o eixo original da Camper.
    6- Possibilidade de colocar o freio-de-mão no cardam (na minha não deu, porque a travessa foi colocada bem no local onde iria a panela central de Band, mas acho que dá pra melhorar esta adaptação).

    Desvantagens:
    1- Adaptação cara: O kit Enfer custa mais de 1000 dinheiros.
    2- A engrenagem que vai na ponta do eixo que sai do cambio tem que ser soldada na luva que vem no kit (troca-se o miolo da engrenagem de Band para servir no eixo 240V). Essa solda é o ponto crítico da adaptação. Tão crítico que a Rota4x4 manda a engrenagem para soldar no Rio Grande do Sul, (na fábrica da Enfer). Li relatos de engeseiros do nordeste que tiveram quebra dessa solda, feita em oficinas locais.
    3- Não cabe no túnel da carroceria da Camper. Ou faz lift de 13 cm, ou trabalha-se a fibra para caber. Na minha foi feito o lift e mesmo assim a parte mais baixa da caixa ficou 8 cm abaixo da linha do chassi. Vou ter que mexer na fibra para poder elevar o trem de força em relação ao chassi.

    Na minha opinião, as melhores opções para ter reduzida na Camper são as tcase de Band e de Hilux. Inicialmente eu ia utilizar esta útima, mas quando descobri que poderia comprar a da Band zero, mudei de idéia. Se a idéia for apenas passar de 4x2 p/ 4x4, sem intenção de fazer trilhas pesadas, é mais fácil e barato usar uma tcase de Camper (a mesma do Engesa fase 2), o problema é encontrar uma usada em bom estado, porque normalmente quem a retira é porque faz trilhas pesadas e está colocando reduzida.

    Amigos, o que fiz está feito, MWM 2.8 + cambio/t-case/eixos Troller, mas não faria novamente, deu MUITO trabalho.

    Minha Camper era 4x2 com motor 4.1 a gasolina, e eu queria instalar um motor diesel e 4x4 com redução.

    Em Maceió, onde moro, não existia boas informações pra se fazer uma adaptação, nem facilidade pra adquirir peças, e tudo era muito difícil. Apenas a Rota 4x4 fabricava o eixo dianteiro com diferencial.

    Na época que comprei o carro o Rodrigo e o Farias já faziam a adaptação do conjunto da Hilux, e me arrependi de não ter deixado a Camper com eles pra que fizessem o serviço. Aliás, andei na Camper do Rodrigo e achei ESPETACULAR.

    Hoje, se fosse fazer o projeto, COM CERTEZA usaria câmbio/redução da Hilux e mais nada.

    []ss
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    Re: Caixa de Transferência para Camper

    Mensagem  sallespickup01 em Seg Dez 19, 2011 11:24 am

    não seria mais facil usar a caixa divorciada da engesa?? pelo menos é bastante resistente e como é separada pode-se usar qualquer cambio, é apenas acertar os cardans
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    Walter
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    Re: Caixa de Transferência para Camper

    Mensagem  Walter em Ter Dez 20, 2011 12:50 pm

    O problema de usar caixa divorciada em veículos curtos é que sobra pouco espaço para o cardan traseiro e no caso de suspensões de longo curso (Camper/Engesa) pode forçar ângulos excessivos nas cruzetas.
    Pelo que andei pesquisando, as caixas divorciadas são mais difíceis de encontrar do que a de Band, além disso tem o fator da facilidade de manutenção, já que peça de Band é fácil de achar, embora nem sempre custe barato.

    Mudando de assunto, Carlos, vc que manja tudo de D-20, saberia me dizer quanto vale um câmbio clark 240V em bom estado?

    abs.

    sallespickup01 escreveu:não seria mais facil usar a caixa divorciada da engesa?? pelo menos é bastante resistente e como é separada pode-se usar qualquer cambio, é apenas acertar os cardans
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    Re: Caixa de Transferência para Camper

    Mensagem  sallespickup01 em Ter Dez 20, 2011 1:56 pm

    mais agora me tira uma duvida, as originais 4x4 não eram com essa reduzida(ops pensando bem com essa transferencia, pois reduzida não tinha) só nos caminhoes ee34 e por ai a fora
    quanto ao cambio vai de 2 a 3 mil dependendo do dia e do estado do mesmo
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    Walter
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    Re: Caixa de Transferência para Camper

    Mensagem  Walter em Qui Dez 22, 2011 4:17 pm

    As originais 4x4 usam a caixa de transferencia do jipe Engesa Fase II, que é parecida com a de Willis ou de Band (exceto pela ausência da reduzida) e vai acoplada direto na saída do cambio 240V.
    Caixa divorciada só nos Engesas mais pesados.



    sallespickup01 escreveu:mais agora me tira uma duvida, as originais 4x4 não eram com essa reduzida(ops pensando bem com essa transferencia, pois reduzida não tinha) só nos caminhoes ee34 e por ai a fora, quanto ao cambio vai de 2 a 3 mil dependendo do dia e do estado do mesmo
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    Re: Caixa de Transferência para Camper

    Mensagem  sallespickup01 em Qui Dez 22, 2011 7:47 pm

    obrigado pela informção Walter, então uma que vi a um tempo atraz com caixa divorciada era adaptada, mais foi um serviço muito bem feito, pois nem de loge parecia não ser original
    abs

    carlos
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    Re: Caixa de Transferência para Camper

    Mensagem  GIULIO ALBOR em Sab Mar 02, 2013 9:59 pm

    SALES, COMPREI UM CAMBIO CLARK 240F E UMA REDUZIDA DA ENGESA, PRETENDO COLOCAR NA MINHA CAMPER, VOCE SABE SE FICA BOM????
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    Re: Caixa de Transferência para Camper

    Mensagem  sallespickup01 em Sab Mar 02, 2013 10:03 pm

    e como fica, o cambio é praticamente inquebravel, e como tem a primeira muito curta (trator) mesmo não tendo reduzida a caixa de transferencia, não faz feio, o cambio é o mesmo da D20, e se ja ta acoplado a transferencia deve ser o conjunto do engesa fase I
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    Re: Caixa de Transferência para Camper

    Mensagem  GIULIO ALBOR em Sab Mar 02, 2013 10:22 pm

    sallespickup01 escreveu:e como fica, o cambio é praticamente inquebravel, e como tem a primeira muito curta (trator) mesmo não tendo reduzida a caixa de transferencia, não faz feio, o cambio é o mesmo da D20, e se ja ta acoplado a transferencia deve ser o conjunto do engesa fase I

    EXATAMENTE, TAVA NUMA D20 4X4, PEGUEI A REDUZIDA E O CAMBIO, FIQUEI SABENDO QUE O CAMBIO É O CONHECIDO COMO CANHÃO, DIZEM QUE O NEGÓCIO É REALMENTE INDESTRUTÍVEL E QUE FICA MUITO BOM COM O MOTOR 6 CLINDROS DO OPALA, NO CASO DA MINHA TÁ COM ESSE MOTOR E CAMBIO AUTOMÁTICO, QUE VOU TIRAR E VER SE O RODRIGO QUER TROCAR COMIGO PELO DIFERENCIAL DIANTEIRO QUE ELE TEM, OU SE ALGUÉ QUISER COMPRAR TAMBÉM VENDO ELE E COM PRO AS PEÇAS PARA MONTAR O DIFERENCIAL QUE TENHO QUE TÁ VAZIO POR DENTRO
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    Re: Caixa de Transferência para Camper

    Mensagem  sallespickup01 em Sab Mar 02, 2013 10:31 pm

    Giulio, só toma cuidado o lado da bola do diferencial dianteiro, veja que lado sai o cardam que vai pra dianteira , saindo da transferencia, pois se for D20 que usava tração original a bola é lado do motorista, agora se ela tava com o cambio do engesa deve ser lado do carona, e logicamente o diferencial tem de acompanhar
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    Re: Caixa de Transferência para Camper

    Mensagem  GIULIO ALBOR em Sab Mar 02, 2013 10:34 pm

    SALES, ESSE CONJUNTO QUE EU COMPREI, O DIFERENCIAL DA D20 ERA COM A BOLA PARA O LADO DO CARONA, ISSO EU VÍ ANTES, O QUE FALTA REALMENTE É EU MONTAR O MEU DIFERENCIAL OU PEGAR O DO RODRIGO, SE ELE ACEITAR A PROPOSTA QUE FIZ PRA ELE, VOU MONTAR LOGO MINHA 4X4
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    Re: Caixa de Transferência para Camper

    Mensagem  sallespickup01 em Sab Mar 02, 2013 11:41 pm

    legal, pois lado direito me parece que é o padrão camper ai fica facil, acompanharei o andamento do seu projeto, vai postando os progressos
    abs carlos
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    Re: Caixa de Transferência para Camper

    Mensagem  GIULIO ALBOR em Sab Mar 02, 2013 11:45 pm

    sallespickup01 escreveu:legal, pois lado direito me parece que é o padrão camper ai fica facil, acompanharei o andamento do seu projeto, vai postando os progressos
    abs carlos

    TRANQUILO, ESTAREI POSTANDO A MEDIDA EM QUE FOR FAZENDO

    ABRAÇÃO

    GIULIO

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    Re: Caixa de Transferência para Camper

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