Clube da Camper

Nosso ponto de encontro pra discutir sobre os carros, lugares e atividades que nos unem

HTML Online Editor Sample

AR CONDICIONADO - SOLUÇÕES

Compartilhe
    Walter
    Sócio

AR CONDICIONADO - SOLUÇÕES

Mensagem  Walter em Qui Maio 12, 2011 9:27 am

Companheiros... (isso quem diz é o Lula)... digo, Camaradas... (não... essa é só pra quem tem Niva) ..., digo, Galera (esse é mais jovial), o negócio é o seguinte:

Minha Camper ainda está com ar-condicionado original (melhor dizendo, sem ar-condicionado) e gostaria de saber sobre as experiências daqueles que já resolveram o problema.

Existe alguma caixa evaporadora que sirva no lugar daquela jeringonça? Tem que trocar o compressor?
    Alguém indica um profissional disposto a fazer adaptações (a maioria dos mecânicos não quer comprar a briga, é mais fácil ficar trocando peças em sistemas originais).

Abraços
    Guilherme kyrillos
    Sócio

Re: AR CONDICIONADO - SOLUÇÕES

Mensagem  Guilherme kyrillos em Qui Maio 12, 2011 10:49 pm

Walter escreveu:Companheiros... (isso quem diz é o Lula)... digo, Camaradas... (não... essa é só pra quem tem Niva) ..., digo, Galera (esse é mais jovial), o negócio é o seguinte:

Minha Camper ainda está com ar-condicionado original (melhor dizendo, sem ar-condicionado) e gostaria de saber sobre as experiências daqueles que já resolveram o problema.

Existe alguma caixa evaporadora que sirva no lugar daquela jeringonça? Tem que trocar o compressor?
    Alguém indica um profissional disposto a fazer adaptações (a maioria dos mecânicos não quer comprar a briga, é mais fácil ficar trocando peças em sistemas originais).

Abraços

Walter, saudações.

Minha Camper tem o conjunto do ar condicionado original, MAS, parerece que os motores da caixa evaporadora foram trocados por outros de maior potência, pois é muito bnoa a velocidade que o vento frio é soprado pra dentro do carro.

Realmente, considerando ser um carroceria de fibra, o carro parado sob o sol com 4 pessoas dentro, o ar condicionado não é lá um split, mas não faz feio se estiver tudo bem vedado.

Por ora desisti de colocar uma caixa evaporadora universal.

Sugiro que você dê uma olhada no tópico do ar condicionado, aqui no fórum, antes de partir pra fazer qualquer adaptação.

[]ss
    Walter
    Sócio

Mensagem  Walter em Sex Maio 13, 2011 7:31 am

Guilherme, obrigado por responder.

O problema é que o sistema está inoperante, provavelmente sem gás. Por isso estou estudando todas as possibilidades antes de começar a mexer.
    Meu medo é gastar peças (ventilador) e mão-de-obra para fazer aquela receita do site (vedação) e depois não gostar do resultado e ter que mexer novamente, inclusive fazer nova carga de gás, no caso de instalação de cx evaporadora.

Minha experiência com a Camper tem mostrado que é mais vantajoso adotar logo a melhor solução, pois assim se gasta dinheiro apenas uma vez. Inicialmente comprei pneus 31 e bloqueio 75% e o resultado nas trilhas está me obrigando a gastar novamente com pneus maiores e bloqueio 100%. Também me arrependí de colocar pinças de Kadett no freio traseiro, e por aí vai...

Já ví caixa evaporadora por 250 dinheiros, mas preciso saber se é viável a adaptação. Além disso, eu não gosto daquele trambolho nos pés do carona.
    Guilherme kyrillos
    Sócio

Mensagem  Guilherme kyrillos em Sex Maio 13, 2011 12:14 pm

Walter escreveu:Guilherme, obrigado por responder.

O problema é que o sistema está inoperante, provavelmente sem gás. Por isso estou estudando todas as possibilidades antes de começar a mexer.
    Meu medo é gastar peças (ventilador) e mão-de-obra para fazer aquela receita do site (vedação) e depois não gostar do resultado e ter que mexer novamente, inclusive fazer nova carga de gás, no caso de instalação de cx evaporadora.

Minha experiência com a Camper tem mostrado que é mais vantajoso adotar logo a melhor solução, pois assim se gasta dinheiro apenas uma vez. Inicialmente comprei pneus 31 e bloqueio 75% e o resultado nas trilhas está me obrigando a gastar novamente com pneus maiores e bloqueio 100%. Também me arrependí de colocar pinças de Kadett no freio traseiro, e por aí vai...

Já ví caixa evaporadora por 250 dinheiros, mas preciso saber se é viável a adaptação. Além disso, eu não gosto daquele trambolho nos pés do carona.

Walter, concordo plenamente, e também não gosto do tal trambolho não.kkk.

Nesse caso, é bom olhar uma outra Camper com o sistema original funcionando para analisar.

Aqui em Maceió essas caixas custam 400r, parece até tabelado, mas se eu encontrar uma caixa por 250r, com certeza eu faria a adaptação, pois ficaria definitivo.

Aqui tem um Engesa alongado e com capota de fibra, com caixa evaporadora universal das pequenas, GELA PRA CARAMBA.

[]ss

Walter
    Sócio

Mensagem  Walter em Seg Maio 16, 2011 7:52 am

Guilherme,

A caixa mais barata é essa:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Essa caixa Tripac é diferente daquelas universais cuja saída de ar é na frente da caixa.
    Parece que ela vai escondida atrás do painel e tem bocais que podem ser adatpados nas mangueiras que levam às grelhas originais do painel. Resta saber os detalhes dessa adaptação.

Abçs.
    Walter
    Sócio

Mensagem  Walter em Seg Maio 16, 2011 8:11 am

Neste final de semana ficou evidente a necessidade do ar-cond. na Camper mesmo em época de frio.
    Participei de um passeio por estradas de terra na região de Botucatú-SP, num comboio de 10 carros.
    No interior de SP (e de Minas tbem) tem uns lugares em que as estradas levantam uma poeira tão fina que fica difícil enxergar o carro que vai à frente.
    Se eu andar meia hora nessas condições com os vidros abertos, minha mulher (nem tanto) e minha filha (principalmente) desistirão de praticar off-road e eu terei que voltar a fazer trilhas de moto. Laughing
    Sorte que estava no carro da patroa (Pajero TR4) que ficou com o ar ligado o tempo todo, mesmo com a temperatura de 18 graus. Twisted Evil
    Na camper eu pretendo isolar definitivamente a entrada de ar externo e deixar o evaporador recirculando o ar interno, já que o sistema praticamente só vai ser usado nessas condições.
    Walter
    Sócio

Mensagem  Walter em Sex Ago 12, 2011 9:45 am

Aquela caixa Tripac, que citei anteriormente não serve, porque não possui ventilador (ela é destinada a adaptações junto com a caixa original dos carros que não tem ar.

Uma empresa de ar condicionado automotivo adaptou na minha Camper uma caixa universal que, ao invés de difusores, possui 4 bocas de saída para ligar nos difusores do painel e do para-brisa. A caixa foi instalada no lugar da antiga, na posição vertical, com as bocas para cima onde entram os dutos para o painel. Ocupou bem menos espaço do que a caixa original. (depois postarei fotos).

O resultado ficou satisfatório, embora o rendimento seja um pouco menor em relação aos carros modernos com ar de fábrica. A caixa que serve alí é de 15.000 BTUs, o que acho pouco para o tamanho da Camper, por isso, quem quiser que fique realmente gelado terá que usar aquelas caixas mais largas (30.000 BTUs) e instalar no teto. Mas aí eu não sei se o resto do sistema (compressor) é compatível com essa maior capacidade.

Importante: Não é possível sismplesmente trocar a caixa evaporadora. O sistema antigo utiliza o gás R12, cujo uso está proibido e, por isso, foi necessária uma modificação no compressor para utilização do R134A, além de substuição das mangueiras, que não são compatíveis com a nova caixa.

No meu caso o condensador (serpentina externa) estava ruim e teve que ser substituído, juntamente com suas mangueiras e o filtro secador. Ou seja, foi tudo trocado, exceto o compressor, a um custo final de R$1.800,00.

Conclusão: Se o sistema original estiver funcionando, é bem mais viável fazer as melhorias na caixa original, seguindo aquela receita de melhorar as vedações e colocar o ventilador de Santana. Se estiver sem gás, devido a vazamentos, e precisar trocar a caixa, então terá que fazer diversas adaptações e o custo ficará próximo à uma adpatação começando do zero.
    Diretoria
    Admin

Autorização

Mensagem  Diretoria em Sab Ago 13, 2011 8:57 am

Walter, podemos editar e colocar sua experiência na área Dicas no site?

ficou mto bom o relato da experiência

email: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
    Walter
    Sócio

Mensagem  Walter em Sab Ago 13, 2011 9:45 pm

Claro que pode!
    Me lembro que antes de decidir pela compra da Camper eu explorei de ponta a ponta aquelas dicas, que foram muito úteis, e agora, passado pouco mais de um ano, é gratificante poder contribuir.

Diretoria escreveu:Walter, podemos editar e colocar sua experiência na área Dicas no site?

campernatal

Mensagem  campernatal em Seg Out 03, 2011 11:01 pm

Walter escreveu:Claro que pode!
    Me lembro que antes de decidir pela compra da Camper eu explorei de ponta a ponta aquelas dicas, que foram muito úteis, e agora, passado pouco mais de um ano, é gratificante poder contribuir.

Diretoria escreveu:Walter, podemos editar e colocar sua experiência na área Dicas no site?

Walter,

Recentemente fiquei sabendo que essa mesma caixa Tripac foi colocadas nas minhas 2 Camper, uma em jan de 2005 e outra em set de 2007. No meu caso fui a uma instaladora de renome em Natal/RN para colocar uma segunda caixa para melhorar o sistema original e fui convencido a trocar todo o sistema por um novo que iria resolver meu problema com garantia de 1 ano em todo o sistema, então resolvi pagar pra ver e deu certo. Na realidade deu tão certo que quando comprei outra Camper, foi uma das primeiras coisas que mandei fazer. Fui no mesmo cara e mandei ele repetir a receita.
    Apenas este ano que a mais nova vazamento de gás, fui a uma loja destas de manutenção onde estou morando em Macaé/RJ e foram feitos os testes e acharam um vazamento interno na caixa, então só ai fiquei sabendo que a caixa era a tal Tripac e ao o sistema o cara que trocou a caixa fez muitos elogios ao instalador do sistema e disse que ele tinha utilizado o que tinha de melhor.
    Resumindo, só sei que estou satisfeito com o sistema e faria novamante a mesma coisa, ficou camuflado no painel como o sistema original e de fácil manutenção.

Sds,

Moacyr
    Walter
    Sócio

Mensagem  Walter em Ter Out 04, 2011 7:58 am

Beleza Moacyr...

Fica aí mais uma receita que deu certo.

A caixa Tripac que não serve é aquela mais barata que não possui ventilador porque trabalha em conjunto com a caixa original (sem a/c) dos carros modernos.

No meu caso o compressor estava bom e pôde ser reaproveitado com a troca das vedações para o gás R134a. O resto é tudo novo.

E de quebra eu aproveitei para instalar a ventoínha elétrica do lado de fora do radiador e coloquei uma hélice de Opala na polia do motor para ficar com 2 sistemas de arrefecimento do motor. A elétrica aciona com o AC, ou com o cebolão do radiador, ou com um botão no painel.

Walter

campernatal escreveu:

Recentemente fiquei sabendo que essa mesma caixa Tripac foi colocadas nas minhas 2 Camper, uma em jan de 2005 e outra em set de 2007. No meu caso fui a uma instaladora de renome em Natal/RN para colocar uma segunda caixa para melhorar o sistema original e fui convencido a trocar todo o sistema por um novo que iria resolver meu problema com garantia de 1 ano em todo o sistema, então resolvi pagar pra ver e deu certo. Na realidade deu tão certo que quando comprei outra Camper, foi uma das primeiras coisas que mandei fazer. Fui no mesmo cara e mandei ele repetir a receita.
    Apenas este ano que a mais nova vazamento de gás, fui a uma loja destas de manutenção onde estou morando em Macaé/RJ e foram feitos os testes e acharam um vazamento interno na caixa, então só ai fiquei sabendo que a caixa era a tal Tripac e ao o sistema o cara que trocou a caixa fez muitos elogios ao instalador do sistema e disse que ele tinha utilizado o que tinha de melhor.
    Resumindo, só sei que estou satisfeito com o sistema e faria novamante a mesma coisa, ficou camuflado no painel como o sistema original e de fácil manutenção.

Sds,

Moacyr

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qui Out 19, 2017 10:36 pm