Walter Ter Jun 07, 2011 9:41 am
Eu escolhí a Camper pela versatilidade.
Além de fazer trilhas próximas a SP, frequentemente com + de 100 km de deslocamento em asfalto, gosto de viajar para lugares que tem trilhas e estradas ruins para alcançar cachoeiras e alto de morros. Ex. Trindade-RJ, Ilha Comprida-SP, Ilha Bela-SP, São Tomé-MG,... etc.
Tudo isso levando esposa, filha e bagagem. Às vezes não há opção segura de estacionamento e o carro tem que ficar na rua, inclusive à noite.
Nessas viagens é inevitável entrar sozinho em lugares difíceis ou desconhecidos, daí a necessidade de investir em recursos que deêm alguma probabilidade de sair sozinho do enrosco (guincho, bloqueio, pneus...)
É claro que um jipe mais leve se sai bem melhor em trilhas pesadas.
Se eu tivesse espaço na garagem para ter mais um carro, compraria um jipe só para trilhas e manteria a Camper para viagens. Mas, nesse caso eu ia querer preparar os dois carros, então seriam 2 jogos de pneus, 2 guinchos, bloqueios, adaptações mecânicas.... etc... etc...
Por isso acho mais economicamente viável apostar todas as fichas num único carro que se adapta a todas as situações, mesmo que não seja o melhor em cada uma delas.
Falando especificamente de trilhas, a minha impressão é que o conforto da Camper (leia-se suspensão), retira um pouco da emoção, pois absorve demais das irregularidades do terreno. Às vezes eu olho para o chão à frente achando que o carro vai se torcer todo e quando estou passando parece que é tudo plano, pois quem torce são os eixos usando o longo curso permitido pelos braços enormes da suspensão.
Quando fazia trilha de Toyota Band, sem direção hidráulica e com pneus finos, a carroceria acompanhava o relevo e dava pra sentir no volante cada detalhe do chão por onde as rodas dianteiras passavam.
Um dia ainda pretendo ter um jipe militar dos anos 40 (Ford GPW , Willys MB, ou mesmo CJ-3A), com tudo original, inclusive o motor Flat-head (Go-Devil). Apesar de não contar com as modernagens que facilitam a tranposição de obstáculos, a sensação na trilha deve ser indescritível.