Pessoal, aproveitando o exemplo de problema pra prevenir novas ocorrências, eis um relato daqueles..
Na primeira cena aqui, a Engesa ficou sem embreagem:
https://www.youtube.com/watch?v=YFJrfr6Grb0
Já fomos pra trilha sabendo desse risco, a embreagem estava ok ,porém, não tinha a vedação inferior da caixa seca, o número 3 do esquema
Assim, a idéia era NUNCA pisar na embreagem qdo estivesse num bosteiro como o da imagem... porém, na prática a teoria é outra e o pé esquerdo foi e a embreagem tbm....
Ainda conseguimos lavar a embreagem e seguir a trilha, porém ela patinava o tempo todo... mesmo em terra firme, lavando com WAP ela não ressuscitou...
hoje desmontamos e encontramos isso:
Pra quem nunca viu, esse é o plato , ao centro o rolamento da embreagem empurra aquelas lâminas que são as molas que quando acionadas liberam o motor do câmbio e vice e versa..
O que vemos na imagem é que algumas das lâminas estão acionadas mesmo com o pedal da embreagem bem longe dela...
Ao fuçar nessa criança encontramos um pouco de lama e muitos galhinhos e pedaços de árvore calçando essas molas... ou seja, após essa poça inicial, o carro permaneceu um pouco embreado até o fim da brincadeira.. e no asfalto, sem reduzida, qquer subida era um desafio pro mwm 2.8...
Após colocar de molho, prensar, limpar, ar comprimido, mandinga, etc e tal o platô voltou a ter função normal.. notem a diferença nas molas
Agora, estamos em busca daquela peça número 3 do esquema, o difícil é achar, pois na picape de origem, ninguém compra uma peça dessas.. só os doido que enterra carro que precisa e muito desse tipo de peça...
A peça nesse caso aqui é código GM MWM 78703 que saiu nas picapes GMC 3500 ... coisa fácil... heheh
abraços
Na primeira cena aqui, a Engesa ficou sem embreagem:
https://www.youtube.com/watch?v=YFJrfr6Grb0
Já fomos pra trilha sabendo desse risco, a embreagem estava ok ,porém, não tinha a vedação inferior da caixa seca, o número 3 do esquema
Assim, a idéia era NUNCA pisar na embreagem qdo estivesse num bosteiro como o da imagem... porém, na prática a teoria é outra e o pé esquerdo foi e a embreagem tbm....
Ainda conseguimos lavar a embreagem e seguir a trilha, porém ela patinava o tempo todo... mesmo em terra firme, lavando com WAP ela não ressuscitou...
hoje desmontamos e encontramos isso:
Pra quem nunca viu, esse é o plato , ao centro o rolamento da embreagem empurra aquelas lâminas que são as molas que quando acionadas liberam o motor do câmbio e vice e versa..
O que vemos na imagem é que algumas das lâminas estão acionadas mesmo com o pedal da embreagem bem longe dela...
Ao fuçar nessa criança encontramos um pouco de lama e muitos galhinhos e pedaços de árvore calçando essas molas... ou seja, após essa poça inicial, o carro permaneceu um pouco embreado até o fim da brincadeira.. e no asfalto, sem reduzida, qquer subida era um desafio pro mwm 2.8...
Após colocar de molho, prensar, limpar, ar comprimido, mandinga, etc e tal o platô voltou a ter função normal.. notem a diferença nas molas
Agora, estamos em busca daquela peça número 3 do esquema, o difícil é achar, pois na picape de origem, ninguém compra uma peça dessas.. só os doido que enterra carro que precisa e muito desse tipo de peça...
A peça nesse caso aqui é código GM MWM 78703 que saiu nas picapes GMC 3500 ... coisa fácil... heheh
abraços