Clube da Camper

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    Eixo Traseiro Assassino: Mitos e Verdades

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    Eixo Traseiro Assassino: Mitos e Verdades

    Mensagem  Diretoria em Qua Abr 27, 2011 3:17 pm

    Turma, a muito tempo nos perguntam e vemos associados tomando providências ou não, alguns inclusive com consequências sérias... Então vamos tratar do famigerado Eixo Traseiro Semi Flutuante, original de nossas Campers , independente do ano e se Dana 44 ou Dana 46.

    Muitas das informações que colocaremos a seguir foram extraídas do tópico: " CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR " do Fórum 4x4 Brasil no link a seguir: http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys-cjs/1915-cuidado-seu-eixo-semi-flutuante-pode-matar.html

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    Primeira Pergunta: Quais são os tipos de eixo

    Mensagem  Diretoria em Qua Abr 27, 2011 5:10 pm

    A primeira pergunta que temos é: Quais são as opções de sistemas de eixo que temos:

    - SEMI FLUTUANTE = Original na grande maioria de picapes e mesmo caminhões

    - FLUTUANTE = Original em eixos mais modernos em picapes e caminhões, por exemplo eixo de troller...


    Mas qual a diferença?

    É o apoio dos semi eixos...




    A classificação dos eixos depende do modo como os semieixos e os cubos das rodas estão apoiados. Em todos os tipos de eixos, as extremidades interiores dos semieixos estão ligadas as planetárias do diferencial.

    No eixo semiflutuante cada um dos semieixos é apoiado, na sua extremidade interior, por um rolamento que também serve de apoio ao diferencial. Na extremidade exterior encontra-se um rolamento entre o eixo e o interior do tubo do diferencial.

    O semieixo tem de suportar os esforços de flexão impostos pelo peso do automóvel e transmitir o torque.

    Num eixo totalmente flutuante, existem dois rolamentos entre cada cubo e a bainha do semieixo, que suportam o peso do automóvel e as forças geradas quando este descreve uma curva.


    ** texto e imagens adaptados de http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/biblia.asp?status=visualizar&cod=97 **
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    Mas qual o problema?

    Mensagem  Diretoria em Qua Abr 27, 2011 5:21 pm

    Enquanto está tudo perfeito nada desabona o sistema original semi flutuante...

    porém, nesse sitema, quando há uma falha, o jipe literalmente perde uma roda.... como diz o Leopoldo no fórum 4x4Brasil:

    " Bom, imagine você rodando a uns 80 km/h na dutra, cansado depois de um fim de semana fora da estrada e de repente, numa curva a sua roda trazeira sai do jipe, carregado o freio junto................ Não precisa dizer mais nada..."

    Se vocÊ pensa que isso não acontece, puxe na memória e vai lembrar do caminhão de feira quebrado em alguma rua e um longo traço riscado no asfalto... em geral é isso que acontece também com os grandalhões, o semi eixo se rompe, ou um rolamento estoura, ou a trava estoura e lá se vão pneu, freios, semi eixo ultrapassando o veículo que não se sustenta com uma roda a menos...


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    Mas por que isso acontece??

    Mensagem  Diretoria em Qua Abr 27, 2011 5:44 pm

    Uma série de fatores pode causar a fratura do eixo, ou melhor, semi-eixo traseiro:

    1 - O PRINCIPAL: Manutenção inadequada:

    Este ítem é campeão, QUASE NINGUÉM LEMBRA DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA, e dos que o fazem poucos sabem remover/instalar o rolamento e o anel trava sem detonar o eixo.

    Fatores que agravam este caso:

    - O uso do processo de aquecer o anel com maçarico (ou outros meios) para remoção OU instalação (PROIBIDO)
    - o uso de marreta para remover o anel e a capa do rolamento ao mesmo tempo (IDEM)
    - A reutilização do anel trava (PROIBIDO)
    - Soldar o rolamento ou o anel trava no eixo (PROIBIDO)

    Pra se ter a noção da seriedade do caso, veja a bula que acompanha o rolamento da SKF vendido na lojinha:




    2- O uso de pneus maiores na largura - quanto maior o pneu, maiores as chances do problema acontecer. Isso porque aumenta distância entre a borda externa do pneu e o rolamento da roda formando uma alavanca. Esta alavancagem diminui a vida do eixo no quesito vida em fadiga. Portanto, Campeiros que usam qualquer medida de pneu maior do que os originais 29,5 polegadas ATENÇÂO!!!


    3- O uso de Pneus desbalanceados. Tem gente que acha luxo balancear pneus mesmo de jipes. As oscilações excitam o eixo na região do rolamento e de novo, diminui a vida em fadiga.


    4- rodas tortas, empenadas, também excitam o eixo, diminuindo a vida dos mesmos.
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    E qual a solução ou prevenção?

    Mensagem  Diretoria em Qua Abr 27, 2011 5:52 pm

    Pra se prevenir da quebra, manutenção rigorosamente em dia no eixo original , especialmente praqueles que não usam pneus de 33 pra cima, e não usam bloqueio é uma boa opção, ainda que tenha seu custo, evita outros transtornos e gastos....

    Mas a solução definitiva mesmo é a instalação de um kit flutuante:





    É um baita investimento, na casa de 2,5 mil reais fora a mão de obra de instalação...

    porém, é uma grande segurança pois esses eixos novos são em média 30% mais resistentes que os originais, e o principal, em caso de quebra deles, as rodas, e os freios ficam em seus lugares , mantendo a segurança... apenas deixando o carro sem tração traseira.... sendo que pros 4x4 ainda resta a opção de ligar a tração dianteira e ir embora rodando até em casa...
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    Opções

    Mensagem  Diretoria em Qua Abr 27, 2011 5:59 pm

    Quais são as opções pros Campeiros:

    Atualmente temos opções comerciais de boa qualidade,

    Pra quem tem eixo Dana 44 Ensimec e Macrotorque fornecem bons produtos...

    Pros Dana 46, após alguns estudos em conjunto , conseguimos o fornecimento sob encomenda de um kit feito pela Macrotorque..

    Pensem no caso e invistam em manutenção e upgrade... as informações estão aí...
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    Re: Eixo Traseiro Assassino: Mitos e Verdades

    Mensagem  sallespickup01 em Seg Dez 19, 2011 11:10 am

    bom dia, sou novo neste forum, mais minha vivencia sempre foi em picapes, e o famigerado DANA, é sempre problematico, pois pode perder a roda mesmo, deixando o motorista como Passageiro, pois fica sem freio, ou mesmo bastante falho, visto que sem a panela quando pisa-se no freio estoura o burrinho traz, fica sem marcha a ser reduzida, pois a não ser que tiver bloqueio 100% perde-se a tração e ainda o susto de uma roda arrastando do nada,
    isso ja contece desde as F1000 passando pelas Silverados e nunca a dana resolveu o problema, porem o kit flutuante resolve, mais faço uma ressalva, pois como quem produziu é um fabricante independente, Macrotorque etc, tem-se um pouco de dificuldade em peças de manutenção, porem nas campers, acho eu ser a melhor opção, ja na picapes agente substitui por braseixos.

    dou 2 dicas de indicios de que vai dar problema neste eixo, roda trazeira quente(presa) e começando a vazar oleo, de qualquer forma previnão-se pois com pneus grandes aumenta mais ainda o risco

    abs

    carlos sallespickup01
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    Braseixo

    Mensagem  rodrigocbt em Seg Dez 19, 2011 3:43 pm

    Olá Carlos, seja bem vindo!

    Fiquei curioso, pq no braseixos não acontece isso? o que ele tem de diferente?

    abraço

    Rodrigo
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    Re: Eixo Traseiro Assassino: Mitos e Verdades

    Mensagem  sallespickup01 em Seg Dez 19, 2011 5:51 pm

    é que no braseixos o rolamento daspontas de eixo, é de roletes retos ou seja a ponta só passa por dentro do rolamento e apoia nele, sendo presa por 2 meia luas dentro da caixa satelite, ja no Dana o rolamento da ponta é conico, forçando o conjunto sempre pra fora alem de ser preso tudo (rolamento, ponta espelho)nos 4 parafusos do espelho por uma chapa sem vergonha, resumo uma hora a chapa esgarça e passa tudo por dentro dela e cai a roda,

    fhsantos
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    Re: Eixo Traseiro Assassino: Mitos e Verdades

    Mensagem  fhsantos em Ter Jul 03, 2012 12:07 pm

    Umas dúvidas

    Como se tira o rolamento antigo?
    Se não pode aquecer o anel trava como ele entra no semi-eixo?

    Qual a kilometragem para troca preventiva desse rolamento?

    Abs FH

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    sallespickup01
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    Re: Eixo Traseiro Assassino: Mitos e Verdades

    Mensagem  sallespickup01 em Qua Jul 04, 2012 11:40 am

    pra tirar pode aquecer pra facilitar mais o ideal é uma boa prensa, e pra colocar somente na prensa e com um anel novo, não use o mesmo

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    Re: Eixo Traseiro Assassino: Mitos e Verdades

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