Clube da Camper

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Clube da Camper

Nosso ponto de encontro pra discutir sobre os carros, lugares e atividades que nos unem

HTML Online Editor Sample

 


4 participantes

    CamperHome

    Diretoria
    Diretoria
    Admin


    Mensagens : 282
    Data de inscrição : 08/02/2011
    Localização : Osasco / SP

    CamperHome Empty CamperHome

    Mensagem  Diretoria Sex Fev 10, 2012 7:01 pm

    Pessoal, recebemos via email o seguinte questionamento, quem puder contribuir...

    Ha algum tempo estou sonhando em transformar a minha Camper 4x4 em motorhome e até agora não consegui uma empresa brasileira que abraçasse esse projeto.

    Consegui links de carros parecidos com a camper transformados em motorhomes e gostaria de anexa-los para tentar concretizar essa façanha na Camper. Poderia me ajudar?

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


    Tenho tambem uma ford Ibiza furgoline 89 com motor MWM 229 turbo diesel, 4 marchas ( mecanica de F1000), e gostaria de colocar o sistema 4x4 caso optasse pela transformação em motorhome, abaixo estão links de veiculos parecidos com a furgoline:

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    Por gentileza voces poderiam se unir para me ajudar nessa empreitada?


    Grato


    Profundo dilema,






    Walter
    Walter
    Sócio


    Mensagens : 56
    Data de inscrição : 01/03/2011

    CamperHome Empty Re: CamperHome

    Mensagem  Walter Sáb Fev 11, 2012 8:37 pm

    Acho mais viável transformar a Furglaine em motorhome.
    Por volta de 1993~94 foram fabricadas F-1000 4x4 cujo eixo dianteiro é parecido com o da F-1000 normal.
    Também não é muito difícil adaptar um eixo rígido, tipo o da Rural, mas aí a suspensão teria que ser feixe de molas ou fazer uma adaptação complicada para usar molas helicoidais.
    Vale a pena dar uma pesquisada em foruns de picapeiros para ver se alguém já adaptou 4x4 da própria F-1000.
    Uma solução barata e imediata é usar aquelas barracas de teto na Camper, mas mesmo assim sobra bem pouco espaço para as demais instalações, tipo a cozinha, que teria que ser montada do lado de fora do carro protegida por um toldo, por exemplo.

    Boa sorte na empreitada.
    avatar
    Cesar Bahia


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 11/02/2012
    Localização : Salvador

    CamperHome Empty Re: CamperHome

    Mensagem  Cesar Bahia Seg Fev 13, 2012 8:06 am

    Walter escreveu:Acho mais viável transformar a Furglaine em motorhome.
    Por volta de 1993~94 foram fabricadas F-1000 4x4 cujo eixo dianteiro é parecido com o da F-1000 normal.
    Também não é muito difícil adaptar um eixo rígido, tipo o da Rural, mas aí a suspensão teria que ser feixe de molas ou fazer uma adaptação complicada para usar molas helicoidais.
    Vale a pena dar uma pesquisada em foruns de picapeiros para ver se alguém já adaptou 4x4 da própria F-1000.
    Uma solução barata e imediata é usar aquelas barracas de teto na Camper, mas mesmo assim sobra bem pouco espaço para as demais instalações, tipo a cozinha, que teria que ser montada do lado de fora do carro protegida por um toldo, por exemplo.

    Boa sorte na empreitada.

    Bom dia Walter, obrigado pela dica era o que pensava de investir na Ibiza,pena que gosto da camper e terei que vende-la. Enquanto ao projeto, caberia tudo na furgoline, ja fiz os calculos e pretendo fazer o teto flexivel tipo dos links informados anteriormente.
    Sobre o 4x4 descobri num blog detalhes da transformação e pretendo concretizar o mais breve possivel. Fico na duvida se seria melhor transferir o motor maxion 4t da camper para a van ou manteria o MWM 229 4 turbo diesel. Obrigado
    Walter
    Walter
    Sócio


    Mensagens : 56
    Data de inscrição : 01/03/2011

    CamperHome Empty Re: CamperHome

    Mensagem  Walter Seg Fev 13, 2012 8:27 am

    Manda o endereço do blog pra matar a curiosidade dos 4x4maníacos.
    Quanto ao motor, apesar de gostar mais do S4T, EU ACHO que o 229 tem mais facilidade de peças e manutenção (os entendidos podem confirmar ou desmentir), já que quem monta um motorhome 4x4 está pensando em andar por lugares longe da civilização e esse motor foi espalhado pelos confins do Brasil nas F-1000 e F-4000, que existem em maior quantidade que as D-20 com S4T.
    Além disso é mais fácil vender a Camper com S4T do que adaptada com o 229.
    avatar
    Cesar Bahia


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 11/02/2012
    Localização : Salvador

    CamperHome Empty Re: CamperHome

    Mensagem  Cesar Bahia Seg Fev 13, 2012 3:14 pm

    Walter escreveu:Manda o endereço do blog pra matar a curiosidade dos 4x4maníacos.
    Quanto ao motor, apesar de gostar mais do S4T, EU ACHO que o 229 tem mais facilidade de peças e manutenção (os entendidos podem confirmar ou desmentir), já que quem monta um motorhome 4x4 está pensando em andar por lugares longe da civilização e esse motor foi espalhado pelos confins do Brasil nas F-1000 e F-4000, que existem em maior quantidade que as D-20 com S4T.
    Além disso é mais fácil vender a Camper com S4T do que adaptada com o 229.

    Boa tarde Walter, tens razão é melhor não misturar, só queria saber se os mecanicos do site da Camper ajudariam na adpatação, caso contrario terei que me virar com a criatividade baiana de raros profissionais.
    Enquanto ao blog é " adaptar 4x4 na F1000 ",no site 4x4 Brasil, contudo o Último Post: 09/03/2010, 09:56 , talvez enccerraramse as duvidas. Infelizmente aqui não estou autorizado a informar o link exato, a mensagem fica bloqueada.
    Abraço e obrigado
    sallespickup01
    sallespickup01
    Sócio


    Mensagens : 90
    Data de inscrição : 19/12/2011
    Idade : 48
    Localização : são paulo

    CamperHome Empty Re: CamperHome

    Mensagem  sallespickup01 Ter Fev 14, 2012 7:34 am

    Cesar, da pra colocar sim o diferencial da F1000 moderna na antiga, porem os braços tem umas alterações, agora prepara o bolso, pois vc tera de trocar o cambio tb e a relação do diferencial trazeiro(ou melhor ainda trocar o eixo todo por um braseixos pra evitar o problema de cair roda)pois os dois diferenciais tem de ter a mesma relação, resumindo vais gastar uns 5 mil no eixo dianteiro colocado, mais uns 6,5 no cambio com a caixa de transferencia e mais uns 3 mil num eixo braseixos trazeiro, pensa bem antes de começar pois são custos de responsa, eu tb tenho uma Ibiza, só que 90 ja com cambio 5 marchas e diferencial braseixos, e posso lhe dizer que o carro é outro tanto pra andar como em segurança, então pense bem antes de começar
    em precisando estou as ordens
    abs carlos [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    avatar
    Cesar Bahia


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 11/02/2012
    Localização : Salvador

    CamperHome Empty Re: CamperHome

    Mensagem  Cesar Bahia Ter Fev 14, 2012 8:56 am

    sallespickup01 escreveu:Cesar, da pra colocar sim o diferencial da F1000 moderna na antiga, porem os braços tem umas alterações, agora prepara o bolso, pois vc tera de trocar o cambio tb e a relação do diferencial trazeiro(ou melhor ainda trocar o eixo todo por um braseixos pra evitar o problema de cair roda)pois os dois diferenciais tem de ter a mesma relação, resumindo vais gastar uns 5 mil no eixo dianteiro colocado, mais uns 6,5 no cambio com a caixa de transferencia e mais uns 3 mil num eixo braseixos trazeiro, pensa bem antes de começar pois são custos de responsa, eu tb tenho uma Ibiza, só que 90 ja com cambio 5 marchas e diferencial braseixos, e posso lhe dizer que o carro é outro tanto pra andar como em segurança, então pense bem antes de começar
    em precisando estou as ordens
    abs carlos

    Bom dia Salles, obrigado pelos esclarecimentos, por gentileza gostaria então da sua opinião sobre o dilema mencionado no inicio desse forum.No caso da Ibiza, o seu conselho seria de colocar uma caixa de 5 marchas e diferencial braseixos sem se preocupar com a tração 4x4? Outra coisa, o acionamento do 4x4 seria mecanico e não eletrico como existe na maioria das f1000s 4x4.

    Com a camper, ja com estrutura mecanica desejavel, pensei em trabalhar na carroceria de fibra :
    Retirar os vidros laterais e a porta traseira, sem mexer no chassi, com a estrutura em metalon em aluminio ou aço presa na base da fibra, fechado com placas de aluminio e forrado internamente com isopor e compensado para isolamento termico, formar um baú aumentando em 50 cm aprox. no fundo, uns 20 cm acima no teto e alcançar a largura até os paralamas.
    Senão cortar a cabine posterior a partir dos assentos dianteiros e literalmente confeccionar um baú novo encaixado no chassi do veiculo. Na abertura desse blog estão os links dos carros referentes a Camper assim como os da furgoline.
    Qual seria a sua opinião?

    Walter
    Walter
    Sócio


    Mensagens : 56
    Data de inscrição : 01/03/2011

    CamperHome Empty Re: CamperHome

    Mensagem  Walter Ter Fev 14, 2012 10:44 am

    Esse assunto estimula muito a minha imaginação...

    Enquanto o Carlos não responde, deixe eu dar outro palpite:

    Partindo da suposição de que o motorhome não irá fazer trilhas, mas apenas percorrer estradas ruins para chegar em determinado local de acampamento, será que um bom guincho elétrico instalado na Ibiza não resolveria o problema a um custo bem menor. Assim manteria o 4x2 com a possibilidade de melhorar o desempenho off-road acrescentando um bloqueio no diferencial traseiro. E se tomar gosto pelos caminhos cada vez mais ousados, pode ir juntando a verba para uma futura transformação em 4x4.

    avatar
    Cesar Bahia


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 11/02/2012
    Localização : Salvador

    CamperHome Empty Re: CamperHome

    Mensagem  Cesar Bahia Ter Fev 14, 2012 4:08 pm

    Walter escreveu:Esse assunto estimula muito a minha imaginação...

    Enquanto o Carlos não responde, deixe eu dar outro palpite:

    Partindo da suposição de que o motorhome não irá fazer trilhas, mas apenas percorrer estradas ruins para chegar em determinado local de acampamento, será que um bom guincho elétrico instalado na Ibiza não resolveria o problema a um custo bem menor. Assim manteria o 4x2 com a possibilidade de melhorar o desempenho off-road acrescentando um bloqueio no diferencial traseiro. E se tomar gosto pelos caminhos cada vez mais ousados, pode ir juntando a verba para uma futura transformação em 4x4.


    Boa tarde Walter, tens razão, não tenho certeza mas acredito que esse modelo da Ibiza tenha o bloqueio de diferencial traseiro, vou confirmar com um mecanico amigo meu, caso contrario providenciarei. No entanto alem do guincho e o bloqueio do diferencial, que mais poderia providenciar? Talvez arquear o feixe de molas para dar maior estabilidadde? elevar a carroceria ( body lift)? botar parachoques tubolares ou outro estilo offroad? colocar feixe de molas na dianteira? enfim qual a tua sugestão?
    Grato mais uma vez parceiro.
    Walter
    Walter
    Sócio


    Mensagens : 56
    Data de inscrição : 01/03/2011

    CamperHome Empty Re: CamperHome

    Mensagem  Walter Ter Fev 14, 2012 4:53 pm

    Provavelmente deve ter aquele bloqueio da F-1000 (deslizamento limitado), mas esse tipo de bloqueio tende a perder a eficiência com o uso. Para saber se ele existe e se está funcionando basta levantar uma das rodas traseiras e girá-la com a mão. Quanto maior a resistência, melhor a eficácia do bloqueio. Quando novo você nem consegue fazer a roda girar. Há kits no mercado para substituição das peças que desgastam (discos).

    Quanto às outras modificações, vai depender do tipo de piso que espera enfrentar.

    Elevar a suspensão arqueando as molas traseiras e trocando as dianteiras por outras maiores melhora a capacidade de transpor obstáculos, mas haverá diminuição da estabilidade no asfalto.

    Elevar a carroceria (body-lift) ajuda muito pouco na capaciade off-road (apenas aumenta os ângulos de entrada e saída) e só se justifica se for para fazer caber pneus grandes, pois o chassí continua na mesma altura em relação ao solo.

    Como disse antes, tudo vai depender de suas pretensões off-road. Se for para viagens diversas, é melhor começar só com o guincho e ir adaptando o resto aos poucos conforme for sentido a necessidade. Assim evita gastos desnecessários. Agora, se o seu plano é montar um motor-home para uma única grande expedição, então deverá levar em conta a dificuldade específica do lugar onde pretende ir (lama, pedras, areia, alagados... etc.).

    avatar
    Cesar Bahia


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 11/02/2012
    Localização : Salvador

    CamperHome Empty Re: CamperHome

    Mensagem  Cesar Bahia Ter Fev 14, 2012 5:26 pm

    Walter escreveu:Provavelmente deve ter aquele bloqueio da F-1000 (deslizamento limitado), mas esse tipo de bloqueio tende a perder a eficiência com o uso. Para saber se ele existe e se está funcionando basta levantar uma das rodas traseiras e girá-la com a mão. Quanto maior a resistência, melhor a eficácia do bloqueio. Quando novo você nem consegue fazer a roda girar. Há kits no mercado para substituição das peças que desgastam (discos).

    Quanto às outras modificações, vai depender do tipo de piso que espera enfrentar.

    Elevar a suspensão arqueando as molas traseiras e trocando as dianteiras por outras maiores melhora a capacidade de transpor obstáculos, mas haverá diminuição da estabilidade no asfalto.

    Elevar a carroceria (body-lift) ajuda muito pouco na capaciade off-road (apenas aumenta os ângulos de entrada e saída) e só se justifica se for para fazer caber pneus grandes, pois o chassí continua na mesma altura em relação ao solo.

    Como disse antes, tudo vai depender de suas pretensões off-road. Se for para viagens diversas, é melhor começar só com o guincho e ir adaptando o resto aos poucos conforme for sentido a necessidade. Assim evita gastos desnecessários. Agora, se o seu plano é montar um motor-home para uma única grande expedição, então deverá levar em conta a dificuldade específica do lugar onde pretende ir (lama, pedras, areia, alagados... etc.).


    Oi de novo Walter, bem oportunas as tuas colocações, pretendo sim posteriormente viajar pelo Brasil afora, por enquanto posso me adaptar nas tuas ponderações, testando o veiculo e a mim mesmo viajando pelo País e America do Sul. No momento direciono os esforços na estrutura do motorhome ( kit solar, geladeira 12v, baterias, vaso quimico etc..)em paralelo fico de olho nos componentes da mecanica.
    Abraço e obrigado

    sallespickup01
    sallespickup01
    Sócio


    Mensagens : 90
    Data de inscrição : 19/12/2011
    Idade : 48
    Localização : são paulo

    CamperHome Empty Re: CamperHome

    Mensagem  sallespickup01 Ter Fev 14, 2012 8:37 pm

    Cesar respondi por email as suas perguntas, mais se servir o carro 4x2, coloca o cambio 5 marchas mais o diferencial braseixos, e coloca um bloqueio de diferencial da ensimec ou enfer, pois todos os originais são bem fraquinhos, ou troca a sua na minha rsrsrs
    em precisando estou as ordens..

    abs carlos
    avatar
    Cesar Bahia


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 11/02/2012
    Localização : Salvador

    CamperHome Empty Re: CamperHome

    Mensagem  Cesar Bahia Qua Fev 15, 2012 6:06 am

    sallespickup01 escreveu:Cesar respondi por email as suas perguntas, mais se servir o carro 4x2, coloca o cambio 5 marchas mais o diferencial braseixos, e coloca um bloqueio de diferencial da ensimec ou enfer, pois todos os originais são bem fraquinhos, ou troca a sua na minha rsrsrs
    em precisando estou as ordens..

    abs carlos

    Bom dia Carlos, recebi o seu mail, muito claro e oportuno, a respeito da tua Ibiza favor envia fotos e detalhes de mecanica.Poderia ser uma opção.
    sallespickup01
    sallespickup01
    Sócio


    Mensagens : 90
    Data de inscrição : 19/12/2011
    Idade : 48
    Localização : são paulo

    CamperHome Empty Re: CamperHome

    Mensagem  sallespickup01 Qua Fev 15, 2012 4:45 pm

    ja lhe respondi mais segue o link novamente [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    Conteúdo patrocinado


    CamperHome Empty Re: CamperHome

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom maio 19, 2024 6:00 pm