rodrigocbt escreveu:Amigos, não vou comentar pois o dono do projeto é cadastrado e em breve aparece pra explicar os porques...
Mas as imagens abaixo são das alterações feitas no tanque da Camper do Rubens que está montando uma Camper Zero km com o que há de melhor no mercado...
Amigos,
O que o nosso amigo Rodrigo diz é a mais pura verdade de ter uma Camper com o que há de melhor no mercado e com a ajuda do Clube da Camper e da CJ Check UP (Srs. Jair / Rodrigo) estou vendo o meu sonho sendo realizado.
Na Camper já fiz várias modificações que aos poucos vou postando informações, porém dentre as mais importantes destaco as modificações feitas no tanque de combustível.
Como nos sabemos, para que o frentista encha o tanque completamente, temos que esperar por vários minutos, porque acontece o efeito de refluxo (combustível retorna indicando que o tanque está cheio porém não está), isso é devido a posição e diametro interno do respiro que não foi corrigido no projeto da Envemo - Camper. Em busca de uma solução conversei com os nossos amigos da CJ Check UP/Clube da Camper e com isso solicitei que fosse reposicionado/modificado esse respiro, aumentando assim a vazão de ar deste respiro.Com isso o problema de refluxo do tanque será eliminado e agora terei certeza que o tanque ficará completamente cheio e não perderei mais tempo aguardando e questionando o frentista ao abastecer.
Como na minha Camper trocamos o motor para um motor diesel, pensei logo em uma proteção extra na filtragem do diesel. Para isso o nosso amigo Rodrigo comentou que existia a possibilidade de adapatar um filtro da linha Mercedes Benz na parte inferior do tanque de combustível. Não pensei duas vezes e solicitei logo esta alteração. Com isso a bomba injetora irá trabalhar com maior segurança e ao mesmo tempo pelo efeito gravitacional, o diesel fluirá melhor, facilitando assim o trabalho da bomba injetora de puxar o diesel para o motor.
Outro fator muito importante está em uma manutenção preventiva futura. Quando eu precisar limpar o tanque ou mesmo drenar o combustível para alguma manutenção, este filtro será fundamental nesta etapa, pois o mesmo foi fixado na parte inferior do tanque que facilitará que todo o combustível seja retirado.
Também terei certeza que todo combustivel estará disponível para o motor pela posição que ele ficou.
Nesta adaptação solicitei que o retorno do diesel fosse feito na parte superior do tanque com o objetivo de deixar o retorno do diesel livre.
Para solucionar a oscilação do medidor de combustível, substituimos a atual boia do tanque por uma tubular. Para isso foi feita uma flange em aço inox devido a confecção do tanque. Como estou adapatando no painel da Camper um outro painel, mais moderno e que trabalha com a resistência do medidor de combustível de 40 ohms (tanque cheio) a 280 ohms (tanque vazio), o circuito interno da boia tubular está sendo retrabalhado para adaptar a este novo parametro de resistência exigido pelo novo medidor.
Recomendo a todos que queira fazer o mesmo tipo de serviço, que procure o nosso amigo Rodrigo, pois além de ser uma pessoa altamente qualificada é um grande amigo e sempre está disposto a ajudar. Esta alteração é aplicável a todos os combustíveis (Alcool, Gasolina, Diesel).
Abraços,
Rubens