Clube da Camper

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Clube da Camper

Nosso ponto de encontro pra discutir sobre os carros, lugares e atividades que nos unem

HTML Online Editor Sample

 


5 participantes

    Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011!

    Diretoria
    Diretoria
    Admin


    Mensagens : 282
    Data de inscrição : 08/02/2011
    Localização : Osasco / SP

    Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011! Empty Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011!

    Mensagem  Diretoria Sáb Jul 30, 2011 5:46 pm

    Pro mês de Agosto não vamos descrever todos os detalhes da Camper do Mês.. pois esse carro não está pronto, é um jipe! e seu dono vai se encarregar de apresentá-lo e manter esse tópico com seus feitos, defeitos e melhorias!!!

    Pra resumir a história do carro:

    1 Dono -> Um senhor mto cuidadoso, com uma Camper 4x2 6 cc automática toda original.. rodou 60 mil km em mais de 10 anos

    2 Dono - > Um sócio do clube mais off road, colocou um kit de 4x4 original da camper e rodou em bons passeios off road

    3 Dono e atual, Walter Biloria -> Um louco por off road que está transformando a Camper em um Monstro off road com mtos detalhes pra deixá-lo pronto pra tudo... 200% bloqueado, reduzida, guincho, dana 44 dianteiro , 13 cm de calço de carroceria....

    Fotos, fotos e mais fotos:


    Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011! Dsc06677y.th
    Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011! Dsc06678q.th
    Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011! Dsc06679n.th
    Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011! Dsc06680k.th
    Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011! Dsc06681t.th
    Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011! Dsc06682t.th
    Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011! Dsc06683i.th
    Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011! Dsc06684e.th
    Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011! Dsc06685f.th
    Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011! Dsc06686n.th
    Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011! Dsc06687.th
    Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011! Dsc06688g.th
    Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011! Dsc06689zs.th
    Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011! Dsc06690ly.th
    Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011! Dsc06691u.th
    Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011! Dsc06692o.th
    Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011! Dsc06693cd.th
    Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011! Dsc06694g.th
    Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011! Dsc06695c.th
    Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011! Dsc06696t.th
    Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011! Dsc06697hq.th
    Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011! Dsc06698s.th
    Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011! Dsc06699v.th

    Walter, a descrição é com você...

    Nos detalhes das fotos, os produtos que o clube desenvolveu pra necessidade do Walter e que passam a integrar o portfólio da lojinha: Retrovisores maiores e retráteis e Estribos tubulares .. mais informações na área Lojinha
    Diretoria
    Diretoria
    Admin


    Mensagens : 282
    Data de inscrição : 08/02/2011
    Localização : Osasco / SP

    Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011! Empty Foto antiga

    Mensagem  Diretoria Sáb Jul 30, 2011 6:26 pm

    Essa era a Camper do 2 Dono...

    Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011! Foto6310
    Walter
    Walter
    Sócio


    Mensagens : 56
    Data de inscrição : 01/03/2011

    Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011! Empty Re: Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011!

    Mensagem  Walter Dom Jul 31, 2011 4:18 pm

    Nada mais apropriado do que escolher o mês do cachorro-louco para expor esse carro, já que off-road é a loucura mais saudável de todas.
    O objetivo do projeto é ter um carro versátil, com razoável capacidade de vencer os obstáculos na trilha, mantendo algum conforto e a segurança na estrada.
    A Camper foi o carro que mais se adaptou a esses objetivos, uma vez que seu projeto original parece ter sido concebido com essa filosofia, pois partiu de uma mecânica 100% off-road (Engesa) vestida com uma carroceria inspirada nos SUV’s americanos dos anos 90, (Cherokee, Explorer... etc.) cujo apelo era de conforto e sofisticação.
    No caso dessa Camper, o conceito de conforto inclui apenas os quesitos indispensáveis para rodar algumas horas na estrada, como bancos confortáveis, bom espaço interno, boa suspensão e baixo nível de ruído, priorizando a funcionalidade e durabilidade. Por isso os vidros e retrovisores elétricos foram trocados por manuais (de fácil manutenção/substituição) e o carpete foi retirado dando lugar a uma camada de manta isolante revestida de borracha. O banco traseiro e as laterais tiveram o tecido substituído por vinil, pela maior resistência e facilidade de limpeza.
    Falta ainda, a adaptação de um sistema eficiente de ar-condicionado. Quem já andou em um comboio de jipes por estradas empoeiradas sabe da importância deste item.
    Na mecânica a primeira adaptação foi o sistema de freios, usando o hidrovácuo, cilindro-mestre, discos e pinças dianteiras da Toyota Bandeirante.
    Na traseira foi instalado eixo-flutuante (Enfer) e substituído o freio a tambor por disco. Embora o tambor tenha maior poder de frenagem, o disco facilita a manutenção pós-trilha, pois não acumula lama e sujeira. A desvantagem é que as pinças utilizadas (Kadett) são de baixa eficiência, principalmente no freio-de-estacionamento.
    O eixo dianteiro necessitava manutenção geral com troca de diversos componentes, por isso foi mais viável a substituição, à base de troca, por outro eixo de Engesa adaptado com a bola Dana-44, que permite diversas opções de relação e bloqueios.
    A caixa de transferência original da Camper atende bem às necessidades do off-road leve, mas para trilhas pesadas a reduzida faz falta, por isso foi adaptada uma caixa de transferência de Bandeirante, mantendo-se o câmbio original 240V, o que permite o uso de dupla-reduzida.
    A dupla-reduzida associada ao bloqueio 100% nos dois eixos (Macrotorque na traseira e E-Locker na dianteira) permite superar obstáculos lentamente, sem a necessidade de “pegar embalo”, o que poupa todo o conjunto e torna a condução off-road mais técnica e segura.
    Outra vantagem do uso de t-case com reduzida é a possibilidade de manter as relações de diferencial relativamente longas (11x45 do Troller), o que permite velocidades de cruzeiro de 120 Km/h com folga de motor. Para caber a transferência de Band foi necessário o levantamento da carroceria em 13 cm.
    Originalmente, a t-case ficava numa altura abaixo da linha do chassi, dificultando a transposição de alguns obstáculos e exposta ao risco de bater em pedras. Assim, optou-se pela elevação do trem-de-força em 8 cm, ficando rente ao chassi. Para isso foi necessário o alargamento do túnel central da carroceria.
    O motor permanece o 4.1S original, acrescentando-se apenas um filtro de ar para serviços pesados e um ventilador mecânico de Opala, trabalhando em conjunto com uma ventoinha elétrica externa. Futuramente receberá uma ignição à prova d’água.
    Objetivando manter um visual estético limpo e despojado, que exceto pela altura, não denuncia as tantas modificações feitas no carro, o guincho 12.000 Lbs foi instalado embaixo do para-choque original, deixando visível apenas o guia do cabo.
    Para completar essa fase da transformação, foram instalados amortecedores Rancho e os estribos tubulares desenhados especialmente para o Clube da Camper.
    O apelido Frank (de Frankenstein), bem que poderia ser Metamorfose Ambulante.
    Marco Dente
    Marco Dente
    Sócio


    Mensagens : 28
    Data de inscrição : 19/04/2011
    Idade : 54
    Localização : Sampa

    Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011! Empty Re: Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011!

    Mensagem  Marco Dente Seg Ago 01, 2011 2:34 pm

    Belo exemplar.
    Parabéns!!!

    Só uma dúvida.

    Os bloqueios 100%, não exigem que o estepe seja no mesmo tamanho dos que estão rodando????....

    []s
    Marco Dente
    Walter
    Walter
    Sócio


    Mensagens : 56
    Data de inscrição : 01/03/2011

    Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011! Empty Re: Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011!

    Mensagem  Walter Seg Ago 01, 2011 11:21 pm

    Os bloqueios Macrotorque e E-Locker são selecionáveis manualmente. Na condição normal eles atuam como um diferencial comum (aberto), e quando acionados eles bloqueiam 100%.
    Se houver necessidade de uso do estepe basta não acionar o bloqueio do respectivo eixo.
    Se fossem bloqueios 100% automáticos (Kaiser, Ensimec, Lockright), realmente não poderia usar um estepe de medida diferente, pois eles atuam independente da vontade do motorista.
    Marco Dente
    Marco Dente
    Sócio


    Mensagens : 28
    Data de inscrição : 19/04/2011
    Idade : 54
    Localização : Sampa

    Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011! Empty Re: Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011!

    Mensagem  Marco Dente Ter Ago 02, 2011 8:53 am

    Entendi.

    Mais uma vez parabéns pela viatura

    obrigado
    []s
    avatar
    cassio


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 01/03/2011

    Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011! Empty Re: Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011!

    Mensagem  cassio Qua Ago 03, 2011 11:08 am

    Walter,

    Parabéns pela viatura, essa Camper na trilha vai ficar o bicho!!!
    Já fez a estreia??

    Abraços;
    Cássio
    Walter
    Walter
    Sócio


    Mensagens : 56
    Data de inscrição : 01/03/2011

    Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011! Empty Re: Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011!

    Mensagem  Walter Qui Ago 04, 2011 7:51 am

    Ainda não.
    Estou esperando o Rodrigo agendar a próxima trilha. Talvez na Cantareira no final do mês.
    Enquanto isso, está difícil resistir à tentação de ir sozinho brincar nas trilhas aqui perto.

    cassio escreveu:Walter,

    Parabéns pela viatura, essa Camper na trilha vai ficar o bicho!!!
    Já fez a estreia??

    Abraços;
    Cássio
    campernatal
    campernatal


    Mensagens : 13
    Data de inscrição : 01/03/2011
    Idade : 48
    Localização : Macaé-RJ / Natal-RN

    Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011! Empty Re: Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011!

    Mensagem  campernatal Ter Out 04, 2011 10:20 pm

    Walter escreveu:Nada mais apropriado do que escolher o mês do cachorro-louco para expor esse carro, já que off-road é a loucura mais saudável de todas.
    O objetivo do projeto é ter um carro versátil, com razoável capacidade de vencer os obstáculos na trilha, mantendo algum conforto e a segurança na estrada.
    A Camper foi o carro que mais se adaptou a esses objetivos, uma vez que seu projeto original parece ter sido concebido com essa filosofia, pois partiu de uma mecânica 100% off-road (Engesa) vestida com uma carroceria inspirada nos SUV’s americanos dos anos 90, (Cherokee, Explorer... etc.) cujo apelo era de conforto e sofisticação.
    No caso dessa Camper, o conceito de conforto inclui apenas os quesitos indispensáveis para rodar algumas horas na estrada, como bancos confortáveis, bom espaço interno, boa suspensão e baixo nível de ruído, priorizando a funcionalidade e durabilidade. Por isso os vidros e retrovisores elétricos foram trocados por manuais (de fácil manutenção/substituição) e o carpete foi retirado dando lugar a uma camada de manta isolante revestida de borracha. O banco traseiro e as laterais tiveram o tecido substituído por vinil, pela maior resistência e facilidade de limpeza.
    Falta ainda, a adaptação de um sistema eficiente de ar-condicionado. Quem já andou em um comboio de jipes por estradas empoeiradas sabe da importância deste item.
    Na mecânica a primeira adaptação foi o sistema de freios, usando o hidrovácuo, cilindro-mestre, discos e pinças dianteiras da Toyota Bandeirante.
    Na traseira foi instalado eixo-flutuante (Enfer) e substituído o freio a tambor por disco. Embora o tambor tenha maior poder de frenagem, o disco facilita a manutenção pós-trilha, pois não acumula lama e sujeira. A desvantagem é que as pinças utilizadas (Kadett) são de baixa eficiência, principalmente no freio-de-estacionamento.
    O eixo dianteiro necessitava manutenção geral com troca de diversos componentes, por isso foi mais viável a substituição, à base de troca, por outro eixo de Engesa adaptado com a bola Dana-44, que permite diversas opções de relação e bloqueios.
    A caixa de transferência original da Camper atende bem às necessidades do off-road leve, mas para trilhas pesadas a reduzida faz falta, por isso foi adaptada uma caixa de transferência de Bandeirante, mantendo-se o câmbio original 240V, o que permite o uso de dupla-reduzida.
    A dupla-reduzida associada ao bloqueio 100% nos dois eixos (Macrotorque na traseira e E-Locker na dianteira) permite superar obstáculos lentamente, sem a necessidade de “pegar embalo”, o que poupa todo o conjunto e torna a condução off-road mais técnica e segura.
    Outra vantagem do uso de t-case com reduzida é a possibilidade de manter as relações de diferencial relativamente longas (11x45 do Troller), o que permite velocidades de cruzeiro de 120 Km/h com folga de motor. Para caber a transferência de Band foi necessário o levantamento da carroceria em 13 cm.
    Originalmente, a t-case ficava numa altura abaixo da linha do chassi, dificultando a transposição de alguns obstáculos e exposta ao risco de bater em pedras. Assim, optou-se pela elevação do trem-de-força em 8 cm, ficando rente ao chassi. Para isso foi necessário o alargamento do túnel central da carroceria.
    O motor permanece o 4.1S original, acrescentando-se apenas um filtro de ar para serviços pesados e um ventilador mecânico de Opala, trabalhando em conjunto com uma ventoinha elétrica externa. Futuramente receberá uma ignição à prova d’água.
    Objetivando manter um visual estético limpo e despojado, que exceto pela altura, não denuncia as tantas modificações feitas no carro, o guincho 12.000 Lbs foi instalado embaixo do para-choque original, deixando visível apenas o guia do cabo.
    Para completar essa fase da transformação, foram instalados amortecedores Rancho e os estribos tubulares desenhados especialmente para o Clube da Camper.
    O apelido Frank (de Frankenstein), bem que poderia ser Metamorfose Ambulante.

    Parabéns Walter, um excelente conjunto mecânico confiável e resistente.
    Fico imaginando essa dupla reduzida em ação, deve ficar subindo coqueiro...
    Com esse calço de carroceira num dá pra colocar uns pneus maiores? Acho que merece, e já que tem essa super-reduzida...
    Na minha Camper 90 estou colocando um V8 302 ford com câmbio C4 automático e fiz um eixo para a entrada da caixa de reduzida e transferencia da Band e por incrivel que pareça, também elevei a carroceria em 12cm e coloquei a transferência alinhada com o chassis, tive que retirar o freio de mão original bem como alterar um pouco o túnel central também. No meu caso ainda não terminei por completo e não pretendo utilizar o carro para trilhas, pretendo usar apenas em areia e dunas em Natal e redondezas, bem como pequenas viagens/passeios off-road.
    Assim que ficar pronta eu vou postar algumas fotos e me candidatar a Camper do mês tb. eheheheh

    Sds,

    Moacyr
    Walter
    Walter
    Sócio


    Mensagens : 56
    Data de inscrição : 01/03/2011

    Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011! Empty Re: Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011!

    Mensagem  Walter Qua Out 05, 2011 11:29 am

    Obrigado Moacyr

    Acabei de colocar pneus 33' MUD e melhorou bastante o comportamento na trilha. Na altura que ela está, até daria para colocar pneus 35', mas aí aumenta o esforço sobre os rolamentos, cubos, direção, etc e também teria que trocar a relação de 11x45 para outra mais curta. Acho que a medida 33 já dá uma performance razoável sem comprometer a durabiliadde do conjunto. Fora que no quesito estético eu gosto da coisa o mais discreta possível, sem chamar a atenção das "otoridades" na estrada e na cidade.

    Camper V8..!!! Fico imaginando o ronco disso subindo uma duna...

    Se vc está montando a transferência divorciada (separada da cx de câmbio), fique atento com o cardan traseiro, pois se ficar muito curto poderá dar vibração devido ao desalinhamento entre a saida da transf. de Band (lateral) e a bola do eixo traseiro (central). Se isso acontecer, terá que usar eixo traseiro de Engesa fase I (ou de Band), que tem a bola deslocada pra direita. Na minha não teve esse problema porque o cardan é longo.

    Aguardo ansiosamente as fotos (e um vídeo com o ronco do V-oitão).

    Abraços e boa sorte na adaptação.

    Walter



    [/quote]

    Parabéns Walter, um excelente conjunto mecânico confiável e resistente.
    Fico imaginando essa dupla reduzida em ação, deve ficar subindo coqueiro...
    Com esse calço de carroceira num dá pra colocar uns pneus maiores? Acho que merece, e já que tem essa super-reduzida...
    Na minha Camper 90 estou colocando um V8 302 ford com câmbio C4 automático e fiz um eixo para a entrada da caixa de reduzida e transferencia da Band e por incrivel que pareça, também elevei a carroceria em 12cm e coloquei a transferência alinhada com o chassis, tive que retirar o freio de mão original bem como alterar um pouco o túnel central também. No meu caso ainda não terminei por completo e não pretendo utilizar o carro para trilhas, pretendo usar apenas em areia e dunas em Natal e redondezas, bem como pequenas viagens/passeios off-road.
    Assim que ficar pronta eu vou postar algumas fotos e me candidatar a Camper do mês tb. eheheheh

    Sds,

    Moacyr
    [/quote]
    campernatal
    campernatal


    Mensagens : 13
    Data de inscrição : 01/03/2011
    Idade : 48
    Localização : Macaé-RJ / Natal-RN

    Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011! Empty Re: Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011!

    Mensagem  campernatal Qua Out 05, 2011 3:26 pm

    Walter escreveu:Obrigado Moacyr

    Acabei de colocar pneus 33' MUD e melhorou bastante o comportamento na trilha. Na altura que ela está, até daria para colocar pneus 35', mas aí aumenta o esforço sobre os rolamentos, cubos, direção, etc e também teria que trocar a relação de 11x45 para outra mais curta. Acho que a medida 33 já dá uma performance razoável sem comprometer a durabiliadde do conjunto. Fora que no quesito estético eu gosto da coisa o mais discreta possível, sem chamar a atenção das "otoridades" na estrada e na cidade.

    Camper V8..!!! Fico imaginando o ronco disso subindo uma duna...

    Se vc está montando a transferência divorciada (separada da cx de câmbio), fique atento com o cardan traseiro, pois se ficar muito curto poderá dar vibração devido ao desalinhamento entre a saida da transf. de Band (lateral) e a bola do eixo traseiro (central). Se isso acontecer, terá que usar eixo traseiro de Engesa fase I (ou de Band), que tem a bola deslocada pra direita. Na minha não teve esse problema porque o cardan é longo.

    Aguardo ansiosamente as fotos (e um vídeo com o ronco do V-oitão).

    Abraços e boa sorte na adaptação.

    Walter




    Walter,

    Nesse link vc pode ver o ensaio do ronco, ainda meio fora de tom, já que o motor é a álcool e estou instalando um quadrijet gringo (original a gasolina) que mandei tratar para o álcool, mas ainda estou esperando umas peças para acertar a giclagem e ele gritar bonito...
    https://www.youtube.com/watch?v=rR5B2acQzGo

    Quanto ao cardã, não ficou com um ângulo muito acentuado, já que minha suspensão tem dimensões originais e a única modificação são os rancho 9000.

    Estou utilizando pneus BF AT 33"x12.5" com rodas BBS 15x10" nas quatro, mas para caber isso tiver que mandar alargar e aumentar os diâmetros dos para-lamas pra ficar nas medidas corretas e não ter problema com os puliça.

    Quanto a fotos, não estou conseguindo adicionar nenhuma aqui mas depois vou ver se consigo.

    Sds,

    Moacyr


    Conteúdo patrocinado


    Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011! Empty Re: Frank - A Camper + Jipe do Clube - Camper do Mês Agosto de 2011!

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui maio 09, 2024 5:33 am